sábado, setembro 7, 2024
HomeEntretenimentoRedes Sociais na promoção de negócios femininos

Redes Sociais na promoção de negócios femininos

*Por Camila Nogueira, jornalista e fundadora da Agência Uaauge

As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para a promoção e crescimento dos negócios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a presença on-line é uma realidade para a maioria dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com o estudo, sete em cada dez pequenos negócios possuem perfis nas redes sociais. Além disso, uma outra pesquisa sobre o perfil empreendedor no Brasil, feita pelo Sebrae, apontou que nos últimos anos, a quantidade de mulheres empreendedoras cresceu em 30%. Destacando assim, a importância dessas ferramentas para o empreendedorismo feminino.

Segundo o Sebrae, o Instagram está como a rede social mais popular entre os empreendedores, com 64% de preferência. A plataforma se destaca por seu apelo visual, permitindo que as empreendedoras compartilhem imagens e vídeos dos seus produtos e serviços de forma mais atrativa. Além disso, oferece diversas ferramentas, como stories e reels, que facilitam a interação com os seguidores e a criação de vários tipos de conteúdo.

Apesar disso, o Facebook, com 41% de preferência, é a segunda rede mais utilizada. Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o Instagram, o Facebook ainda é relevante, especialmente para atingir um público mais amplo e diversificado. Sendo assim, as empreendedoras podem criar páginas de negócios, grupos e eventos, permitindo uma interação direta com a comunidade e a promoção de seus produtos.

Em terceiro lugar, a pesquisa apontou que com 6%, está o LinkedIn, a principal plataforma para networking profissional. Para as mulheres que buscam expandir suas redes e estabelecer parcerias comerciais, o LinkedIn oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de carreiras e negócios. A plataforma é ideal para compartilhar conquistas profissionais, participar de grupos de discussão e publicar artigos, fortalecendo a presença profissional das empreendedoras.

Embora o TikTok, com 3%, ainda seja uma plataforma emergente no cenário empresarial, seu crescimento rápido e seu formato de vídeos curtos e criativos tem atraído mulheres empreendedoras, que buscam inovar na forma de se comunicar com o público.

Diante deste cenário, concluo que a transformação digital tem sido uma aliada poderosa para as empreendedoras brasileiras. As redes sociais não são, apenas canais de comunicação, mas ferramentas estratégicas que potencializam a visibilidade e o crescimento dos pequenos negócios. Com uma presença on-line estratégica e forte, as empreendedoras podem alcançar novos públicos, fidelizar clientes e construir marcas sólidas, contribuindo para um mercado mais inclusivo, qualificado e diversificado.

 

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments