segunda-feira, junho 30, 2025
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Redes Sociais na promoção de negócios femininos

*Por Camila Nogueira, jornalista e fundadora da Agência Uaauge

As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para a promoção e crescimento dos negócios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a presença on-line é uma realidade para a maioria dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com o estudo, sete em cada dez pequenos negócios possuem perfis nas redes sociais. Além disso, uma outra pesquisa sobre o perfil empreendedor no Brasil, feita pelo Sebrae, apontou que nos últimos anos, a quantidade de mulheres empreendedoras cresceu em 30%. Destacando assim, a importância dessas ferramentas para o empreendedorismo feminino.

Segundo o Sebrae, o Instagram está como a rede social mais popular entre os empreendedores, com 64% de preferência. A plataforma se destaca por seu apelo visual, permitindo que as empreendedoras compartilhem imagens e vídeos dos seus produtos e serviços de forma mais atrativa. Além disso, oferece diversas ferramentas, como stories e reels, que facilitam a interação com os seguidores e a criação de vários tipos de conteúdo.

Apesar disso, o Facebook, com 41% de preferência, é a segunda rede mais utilizada. Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o Instagram, o Facebook ainda é relevante, especialmente para atingir um público mais amplo e diversificado. Sendo assim, as empreendedoras podem criar páginas de negócios, grupos e eventos, permitindo uma interação direta com a comunidade e a promoção de seus produtos.

Em terceiro lugar, a pesquisa apontou que com 6%, está o LinkedIn, a principal plataforma para networking profissional. Para as mulheres que buscam expandir suas redes e estabelecer parcerias comerciais, o LinkedIn oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de carreiras e negócios. A plataforma é ideal para compartilhar conquistas profissionais, participar de grupos de discussão e publicar artigos, fortalecendo a presença profissional das empreendedoras.

Embora o TikTok, com 3%, ainda seja uma plataforma emergente no cenário empresarial, seu crescimento rápido e seu formato de vídeos curtos e criativos tem atraído mulheres empreendedoras, que buscam inovar na forma de se comunicar com o público.

Diante deste cenário, concluo que a transformação digital tem sido uma aliada poderosa para as empreendedoras brasileiras. As redes sociais não são, apenas canais de comunicação, mas ferramentas estratégicas que potencializam a visibilidade e o crescimento dos pequenos negócios. Com uma presença on-line estratégica e forte, as empreendedoras podem alcançar novos públicos, fidelizar clientes e construir marcas sólidas, contribuindo para um mercado mais inclusivo, qualificado e diversificado.

 

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
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