O Gerente de Novos Negócios da Rede Mater Dei de Saúde, Matheus Junqueira, explica que entre as vantagens da solução estão a comunicação direta, que permite acesso imediato a médicos e outros profissionais sem espera, o atendimento de qualquer lugar e a qualquer hora e o atendimento inteligente, com uma assistente digital com IA que auxilia em dúvidas. “A inteligência da solução identifica necessidades dos pacientes em linguagem natural e orquestra os fluxos de atendimentos, direcionando para profissionais adequados e solucionando dúvidas automaticamente”, diz.
O Maria Saúde simplifica e acelera os processos, otimizando a gestão dos recursos e contribuindo efetivamente para a redução de sinistralidade, turnover e absenteísmo.
“Temos um resultado muito positivo. Já são mais de 20 mil atendimentos, com 89% de resolutividade e avaliação média de 9,8”, explica. “O produto está evoluindo a cada dia, potencializando cuidado e eficiência do time assistencial. A IA consegue realizar um pré-anamnese, coletar e estruturar notas clínicas automatizadas, alimentar o prontuário, Q&A automatizado, identificar intenções e ajudar a equipe de saúde a estruturar o plano de cuidado”, avalia Matheus.
Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, oferece um atendimento primário de qualidade, disponível por chat e vídeo, garantindo um modelo de cuidados alinhado aos princípios da Atenção Primária. Esse atendimento inteligente e personalizado resolve 89% das demandas dos pacientes online, sem a necessidade de encaminhamentos para especialistas ou pronto-socorro.
As funcionalidades avançadas da Maria Saúde incluem identificador de intenções, que interpreta e categoriza as intenções dos pacientes, facilitando uma resposta eficiente e personalizada. Além disso, o app disponibiliza a pré-anamnese inteligente, que coleta e analisa sintomas, fornecendo informações preliminares valiosas aos médicos. Também possui seletor de convênio intuitivo, que simplifica o processo de verificação e cobertura de serviços médicos. Após cada atendimento, a tecnologia emite notas clínicas automáticas, que geram resumos concisos e precisos de cada consulta. Outra vantagem é a prescrição e a solicitação de exames por voz, que aumentam a eficiência e reduzem erros de transcrição, bem como a atualização dinâmica de prontuário, que mantém os prontuários atualizados em tempo real.
Para os pacientes, o recurso realiza o agendamento conversacional, que permite que pacientes agendem consultas através de uma conversa natural e o conteúdo informativo validado, que fornece respostas precisas e relevantes às dúvidas dos pacientes. “Além de aprimorar a atenção primária, a Maria Saúde está na vanguarda da aceleração da descoberta de medicamentos, vacinas e tratamentos, apoio ao diagnóstico médico e medicina de precisão. Com assistentes virtuais de saúde, gerenciamento de dados médicos e monitoramento de pacientes, a Maria Saúde está redefinindo a eficiência e a experiência no setor de saúde”, avalia Matheus.
Sobre a Rede Mater Dei de Saúde
Somos uma rede de saúde completa, com 44 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. A Rede Mater Dei é composta por nove hospitais, sediados em Minas Gerais, Feira de Santana/BA e Goiânia/GO. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.