quinta-feira, dezembro 26, 2024
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Rede de Colégios Santa Marcelina lança inédita Matriz Socioemocional para potencializar o desenvolvimento dos estudantes

- Iniciativa tem como objetivo promover a intencionalidade na prática educativa e impulsionar a formação integral estudantil, contemplando aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais - Matriz é alinhada às 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é composta por seis dimensões que se desdobram em diversas competências - Projeção é que no segundo semestre deste ano, a matriz socioemocional estará implementada em toda a Rede de Colégios Santa Marcelina

Rede de Colégios Santa Marcelina, instituição que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional disruptiva, acaba de lançar uma Matriz Socioemocional. A iniciativa é inédita entre os colégios particulares e tem o objetivo de promover a intencionalidade na prática educativa e potencializar o desenvolvimento integral do estudante, contemplando os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais.

Alinhada às 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Matriz Socioemocional é um documento que estabelece diretrizes para a atuação pedagógica, com foco no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, indicando dimensão, competência, objeto de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas de acordo com o ano escolar.

De acordo com a Coordenadora Educacional do Colégio Santa Marcelina Belo Horizonte, Aline Aparecida de Oliveira, a ideia inovadora de produzir sua própria Matriz Socioemocional surgiu da necessidade de impulsionar a educação integral que a rede sempre promoveu aos seus estudantes. “Trazer intencionalidade, clareza e estratégia para as ações de desenvolvimento socioemocional foi o caminho escolhido. Desta forma, permitir que o estudante Marcelino esteja apto para o futuro que ele vivenciará quando sair da escola, não apenas no aspecto pedagógico, que está sempre em evolução, mas também nas habilidades de criatividade, autogestão, relacionamento interpessoal, expressão das emoções e consciência social”, comenta Aline.

Estruturação da nova Matriz Socioemocional Santa Marcelina

O início do projeto aconteceu em 2019 e foi conduzido, desde então, pelas diretoras, orientadoras educacionais e coordenadoras de série da rede de colégios. Ao todo, a estrutura da matriz é composta por seis dimensões que se desdobram em diversas competências.

A dimensão autoconsciência é composta pelas competências autoconhecimento, autoestima e resiliência. Autogestão contempla responsabilidade, protagonismo, autodisciplina, autocontrole e determinação. Para relacionamento interpessoal foram definidos o respeito, comunicação, colaboração e empatia.

Abertura ao novo também é uma das dimensões, e é formada por criatividade, flexibilidade e cultura digital. Consciência social engloba consciência planetária e cidadania. Por fim, projeto de vida, que inclui competências como identidade, visão estratégica e visão de futuro. “As competências geram os objetos de conhecimento que serão a referência para o desenvolvimento das habilidades. É um documento que norteia e direciona a prática educativa”, detalha Aline.

Processo de implementação

A implementação da nova matriz foi dividida em etapas, como sensibilização dos professores, apresentação da proposta as famílias, capacitação dos educadores e elaboração de rubricas. Desta forma, todo o processo de implementação será realizado ao longo de 2022.

Todavia, a matriz já está sendo implementada por alguns professores em certos colégios. A projeção é que no segundo semestre deste ano, a matriz socioemocional estará implementada em toda a Rede de Colégios Santa Marcelina, sendo aplicada por todos os educadores. Além disso, a instituição lançou um site para trazer mais detalhes sobre a Matriz, onde os interessados podem baixar um e-book para se aprofundar no tema.

Aline explica que a matriz também será utilizada pela equipe docente para a elaboração do planejamento pedagógico. “A matriz socioemocional é um instrumento transversal e complementar à matriz cognitiva, não havendo ações e projetos realizados isolados do pedagógico. É evidente que o educador precisa explicitar o objetivo de aprendizagem socioemocional e as evidências almejadas ao final do percurso. Desta forma, a intenção é que o estudante também perceba que não se trata de um documento, mas sim, uma prática que ele vivencia em seu cotidiano”, finaliza a coordenadora.

Sobre o colégio Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais. 

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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