Desde o seu surgimento na década de 1970, a cultura Hip Hop, tornou-se uma das principais manifestações culturais dos jovens em todo o mundo. Com a chegada da cultura ao Brasil em 1983, ela passa a definir códigos de comportamento entre os jovens, que vão das roupas e gírias às manifestações artísticas. São mais de 30 anos de história do Hip Hop no país, e BH possui uma trajetória muito sólida na construção deste movimento. Com tantas memórias, o produtor cultural e rapper Daniel CF decidiu montar uma exposição a partir de antigas fotografias que contassem uma parte dessa história.
Nasceu assim o Rap Horizonte, nome de um programa de rádio que agora batiza a exposição que reúne diversas fotografias, registros de momentos dessa cultura com recortes que datam desde 1988, com foco específico na Zona Leste da cidade. O mesmo nome que deu origem ao programa também batizou a mostra do projeto que homenageia as raízes do Hip Hop da região Leste de Belo Horizonte.
Além das fotografias, a mostra contará com grafites realizados pelos artistas Bolinho, Wanatta Rodrigues, Rafael Boneco, Binho Barreto e Comum.
A exposição será inaugurado no dia 6 de agosto no Centro Cultural São Geraldo (Rua Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo). A celebração acontece das 16h às 21h e contará com apresentações de Selecta Joice Rud Girl; Colombiana, Setor R.A.P; DJ Wagner PSM , Bruna Pimenta B-girl ( Dança urbana) Daniel CF , Uai Sound System e A 286 (SP ).
A mostra seguirá em exposição até o fim do agosto no Centro Cultural São Geraldo e terá continuidades na Casa Hip Hop do Taquaril (Rua Ludgéro Felipe Ferreira, 183 – Conj. Taquaril) em setembro, com encerramento no Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara) em outubro.
A entrada é gratuita.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
Histórico
O programa de rádio Rap Horizonte surgiu em 2010, e era produzido e apresentado pelo rapper e produtor cultural Daniel CF em uma rádio comunitária do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. “O programa foi criado por mim, pelo Joforte (Jorge Marnet) e o Divinim (Thiago Carvalho) e eu toquei o projeto e seus desdobramentos depois”, explica Daniel CF.
Após o fechamento da rádio o projeto se transformou num projeto itinerante com as primeiras edições realizadas no Aglomerado da Serra, na Vila Ponta Porã e no Centro Cultural São Geraldo.
Profundamente envolvido com as atividades do Hip Hop na Zona Leste, Daniel decidiu reunir, com a ajuda de outros artistas, o acervo que daria origem à exposição sobre os mais de 30 anos de trajetória.
“Para que conseguíssemos desenvolver este trabalho realizamos entrevistas com pessoas que ajudaram a nortear a organização cronológica, então escolhemos pessoas que considero centrais pra isso, como o Evandro (rapper), o Francis (DJ e produtor cultural), o Blitz (rapper) e a Castanha (rapper). Os textos resultantes dessas entrevistas também fazem parte da exposição”, conclui o organizador, Daniel CF.
SERVIÇO
O que: Rap Horizonte – Exposição dos 30 anos do Hip Hop da Zona Leste de BH
Quando: 6 de agosto, das 16h às 21h
Onde: Centro Cultural São Geraldo (Rua Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo)
Artistas convidades: Selecta Joice Rud Girl ; Setor R.A.P; DJ Wagner PSM , Bruna Pimenta B-girl ( Dança urbana) Daniel CF , Uai Sound System e A 286 (SP ).
Grafites de Bolinho, Wanatta Rodrigues, Colombiana Rafael Boneco, Binho Barreto e Comum.
A exposição prossegue em setembro na Casa Hip Hop do Taquaril (Rua Ludgéro Felipe Ferreira, 183 – Conj. Taquaril)
E em outubro no Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara)
Entrada franca