A Rádio Nacional presta um tributo ao talento e à trajetória artística da rainha do rock brasileiro Rita Lee, que faria 78 anos no próximo dia 31 de dezembro. O Especial de Domingo (28) vai ao ar às 22h na emissora pública e celebra a cantora e compositora, considerada um dos nomes mais importantes da história da MPB.
Com roteiro e produção de Cezar Faccioli e coordenação de produção de Cynthia Cruz, o programa ressalta o perfil inquieto de Rita e o caminho que a artista trilhou até se consolidar como eterna estrela da música nacional. Uma das musicistas mais influentes do Brasil, ela foi referência de criatividade e independência feminina durante seus quase 60 anos de carreira.
Além de revelar curiosidades da vida de Rita Lee, o Especial leva ao ar sucessos eternizados na voz da homenageada: “Panis Et Circensis”, “Domingo no Parque”, “Caminhante Noturno”, “Minha Menina”, “Hey Boy”, “Ando Meio Desligado”, “Balada do Louco”, “Vamos Tratar da Saúde”, “Mamãe Natureza”, “Agora Só Falta Você”, “Ovelha Negra”, “Coisas da Vida”, “Mania de Você”, “Saúde”, “Nem Luxo Nem Lixo”, “Caso Sério”, “Desculpe o Auê”, “Amor e Sexo” e “Mutante”.
A atração da emissora pública destaca que o gosto pela música veio por influência da mãe pianista. A trajetória de Rita Lee no rock’n roll começou bem cedo, ainda criança, quando ficou fascinada ao conhecer Elvis Presley pela televisão, no final dos anos 1950.
Na adolescência, Rita formou a primeira banda com outras garotas – a Teenager Singers, que acabou se unindo aos Wooden Face, grupo dos irmãos Arnaldo Batista, nos teclados, e Sergio Baptista, na guitarra. Criou-se o embrião dos Mutantes, conjunto brasileiro que exerceu grande influência internacional.
A partir daí, a carreira musical da cantora só decolou. Os Mutantes tiveram papel decisivo para abrasileirar o rock e trazer guitarras e rebeldia juvenil para o ambiente da MPB. Com liberdade criativa, a banda fez músicas experimentais com toques psicodélicos.
O programa relembra ainda que em 1972 a cantora foi expulsa dos Mutantes e começou, em seguida, uma carreira solo. Na metade da década, com a banda de apoio Tutti-Frutti, emplacou grandes sucessos já no primeiro disco.
Roberto de Carvalho, que tocava na Tutti-Frutti, e Rita Lee se apaixonaram e se casaram. A união rendeu três filhos e um mergulho de cabeça no pop, com dezenas de sucessos.
Inquieta e criativa, Rita Lee ainda escreveu duas autobiografias, livros infantis, criou programas de rádio e atuou em novelas e filmes. Setentona, desistiu dos shows, mas jamais da música, e seguiu compondo. Em setembro de 2021, a cantora e compositora inaugurou uma exposição com seu acervo pessoal de figurinos, objetos, instrumentos e imagens no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
Sobre a Rádio Nacional
A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Serviço
Especial Rita Lee – domingo, dia 28/12, às 22h, na Rádio Nacional
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS