Quarta de Improvisos – QI nasceu do desejo de amigos músicos belo-horizontinos, Matthias Koole e Henrique Iwao, integrantes do selo/produtora de música experimental Seminal Records, de realizarem pequenas temporadas de apresentações, inicialmente às quartas-feiras em espaços culturais da cidade.
Tudo teve início em 2013, no antigo Nelson Bordello, espaço cultural de BH situado em frente à Serraria Souza Pinto e desde então, o projeto já esteve em galerias de artes e teatros a exemplo da Galeria Mama Cadela, Espaço Luiz Estrela, Luthier Bar, Teatro Espanca!, entre outros. Uma característica central do projeto é a de reunir músicos, sem nenhum ensaio prévio para improvisar com músicas criadas no calor do momento, resultando em apresentações marcadas pelo experimentalismo e que dialogam com o inesperado, contando também com convidados de outras linguagens que improvisam junto aos músicos, a exemplo de performers e artistas visuais. A 18ª temporada do QI batizada de “Geometrias” será realizada nos dias 19, 26 e 31 de julho, com encerramento no dia 2 de agosto, no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga 550, Padre Eustáquio, Belo Horizonte) e contará com convidados como Yuri Vellasco, Marta Neves, Ajítẹnà-Bizzotto, Qigong com Lucas Miranda, Cine Azteca e Bruno Trchmnn. Uma curiosidade é o fato de esta temporada ter apresentações aos sábados (19, 26 de julho e 2 de agosto) e em uma quinta (31 de julho).
Até o momento foram realizadas 188 apresentações e a primeira da nova temporada é a de número 189. A 19ª temporada está programada para setembro, no Centro Cultural Venda Nova.
Oficina de improvisação
Além das apresentações o QI conta com a Oficina de Improvisação livre e Jogos Musicais ministrada por Henrique Iwao, sempre às segundas e quartas, 19h-22h, dias 21, 23, 28 e 30 de julho. Apresentação do resultado no QI192, dia 02 de agosto, 16h. No Centro Cultural Padre Eustáquio. São 10 vagas, com aulas realizadas em 4 encontros, e os participantes contarão com 250 reais de ajuda de custo, cada. Inscrições até 15 de julho, pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScv5E9ywz1uCMoTquUX4EceZLvjb0WSrmmRAv76kFAcxbvdYg/viewform?pli=1
As atividades são gratuitas.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
QI Temporada 18: Geometrias
Em sua 18ª temporada o projeto aborda o conceito de Geometrias, como explica o produtor Henrique Iawo. “Estamos acostumados a ouvir música da posição do público que olha para o palco logo a frente. Em espaços amplos e abertos como o Centro Cultural Padre Eustáquio, essa é apenas uma das possibilidades. Em improvisos musicais, ainda mais quando temos vários músicos ou interagimos com outras formas artísticas (o cinema, a performance) e práticas (como exercícios chineses), podemos experimentar outras geometrias, quebrando o formato retangular da apresentação normal, buscando configurações com os músicos afastados, ao redor, em pequenos grupos, explorando triângulos e outros formatos”, conclui..
Ao trazer convidados e convidadas de outras linguagens o projeto amplia as possibilidades de improviso, tornando tudo ainda mais imprevisível, uma vez que estes artistas precisam criar a partir da música que é desenvolvida no momento, no local. Um destaque é a atividade que será realizada no dia 26 de julho, às 16h.
Teremos uma aula experimental de Qigong, conduzida por Lucas Miranda, que é também professor de Tai Chi e Lian Gong. A ideia é que praticantes desses exercícios e curiosos possam comparecer para fazer uma aula com essa característica especial, que é ter música improvisada na hora por Ajítẹnà Marco Scarassatti e Patrícia Bizzotto”, conta Henrique Iawo.
Apresentações
19/07, 16h – QI189 Trio QI + Yuri Vellasco + Marta Neves
26/07, 16h – QI190 Ajítẹnà-Bizzotto + Qigong com Lucas Miranda
31/07, 20h – QI191 Ajítẹnà-Iwao + Cine Azteca + Bruno Trchmnn
02/08, 16h – QI192 Henrique Iwao + alunos da oficina de improvisação livre e jogos musicais
Oficina de Improvisação livre e Jogos Musicais com Henrique Iwao, segundas e quartas, 19h-22h, dias 21, 23, 28 e 30 de julho. Apresentação do resultado no QI192, dia 02 de agosto, 16h. No Centro Cultural Padre Eustáquio, rua Jacutinga 550, Belo Horizonte
Por meio de jogos musicais e proposições, a oficina vai trabalhar elementos de improvisação musical, composição contemporânea e música experimental. Para isso, material do livro “Prosódia Musical, Jogos Etc”, de Henrique Iwao, será utilizado como base. Exercitaremos, nos quatro encontros, a escuta atenta, sincronização entre músicos, fluência gestual, improvisação solo, integração e interação entre vários improvisadores. É requisitado dos participantes que cantem ou toquem algum instrumento musical e tenham condição de trazê-lo para a oficina.
Serviço
O que: Quarta de Improvisos (QI) – Temporada 18
Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga 550, Padre Eustáquio, Belo Horizonte)
Quando:
19/07, 16h – QI189 Trio QI + Yuri Vellasco + Marta Neves
26/07, 16h – QI190 Ajítẹnà-Bizzotto + convidado
31/07, 20h – QI191 Ajítẹnà-Iwao + Cine Azteca + Bruno Trchmnn
02/08, 16h – QI192 Henrique Iwao + alunos da oficina de improvisação livre e jogos musicais
Entrada franca