terça-feira, agosto 26, 2025
HomeNoticiasEmpresasProjetos sociais de Minas Gerais são selecionados pelo edital Ideias para um...

Projetos sociais de Minas Gerais são selecionados pelo edital Ideias para um Mundo Melhor

Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta e Instituto Social Casa de Mãe serão beneficiados, neste ano, com aportes da Coca-Cola FEMSA Brasil para a realização de projetos de impacto socioambiental

Com o objetivo de apoiar projetos socioambientais que fomentem o desenvolvimento sustentável de comunidades, a edição de 2023 do edital Ideias Para um Mundo Melhor selecionou duas organizações sociais mineiras: a Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, que atua no entorno de Itabirito e na região metropolitana de BH, e o Instituto Social Casa de Mãe, de Nova Lima, para receber, cada um deles, o aporte de R$ 25 mil da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante de Coca-Cola do mundo em volume de vendas.

O apoio da companhia permitirá à Zeladoria do Planeta ampliar as ações da campanha “Não deixe o fogo apagar a vida”, iniciativa de prevenção de incêndios florestais realizada pela entidade há 20 anos. “Assistimos de forma recorrente a queimadas e incêndios florestais, muitas vezes provocados pela ação humana. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente”, declara Fernando Benício, presidente da entidade. A expectativa com o aporte é dobrar o número de pessoas impactadas pela campanha.

Por meio de cartazes e vídeos informativos, os trabalhos de educação e sensibilização ambiental vão se concentrar no entorno de reservas particulares e unidades de conservação, onde são registrados altos índices de ocorrências de incêndios. A educação ambiental, na avaliação de Benício, desempenha papel fundamental na prevenção. “Isso facilita para que a população tenha acesso aos números dos órgãos competentes e tenha uma resposta rápida ao problema. Nossa meta é  reduzir em 40% o índice de focos de incêndio e em 20% o total de área queimada na região metropolitana de Belo Horizonte”, afirma.

O segundo projeto contemplado foi o “Ateliê Social”, iniciativa do Instituto Social Casa de Mãe, que oferece cursos profissionalizantes de costura e fortalece o empreendedorismo feminino na região do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Esta é a segunda vez que a organização social é contemplada pelo aporte da empresa. “Vencer o edital em 2020 foi muito importante para ampliarmos nossas ações e nos firmarmos como uma rede de apoio para as mulheres do Jardim Canadá. Acho fundamental que a comunidade tenha essa referência, com a continuidade do apoio”, afirma Michelle Pripas, diretora da entidade.

Dessa vez, as oficinas serão divididas em dois encontros semanais e terão como foco o “upcycling”, técnica que dá vida nova a peças que seriam descartadas. Com foco na conscientização sobre o reaproveitamento de materiais, a criação dos produtos vai usar resíduos de uma fábrica local de móveis. “Nosso objetivo é mostrar como ressignificar e transformar os resíduos da indústria têxtil de maneira criativa e sustentável”, aponta Michelle. Ao todo, serão 20 participantes em um intervalo de quatro meses entre as oficinas.

O edital Ideias para um Mundo Melhor já impactou positivamente cerca de 9 mil pessoas por meio dos projetos selecionados. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito. Os projetos escolhidos devem ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados pela empresa.

Sobre a empresa
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B de C.V é a maior fabricante de produtos Coca-Cola do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas sob as marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 129 marcas para mais de 265 milhões de consumidores. Com mais de 80 mil funcionários, a companhia comercializa e vende por ano aproximadamente 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de quase 2 milhões de pontos de venda. Operando em 49 unidades fabris e 268 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os stakeholders em sua cadeia de valor. A companhia é membro do Índice Dow Jones de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance, do Índice FTSE4Good Emerging e do Índice S&P/BMV total México ESG, entre outros. Suas operações cobrem territórios no México, Brasil – onde atua há 18 anos – Guatemala, Colômbia e Argentina e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela, por meio do investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments