No dia das crianças, próximo domingo, Belo Horizonte recebe a segunda edição do Piquenique Literário Na pracinha. O evento dá continuidade à programação comemorativa dos 13 anos do projeto, referência em cultura e lazer ao ar livre para a infância na capital mineira.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc / Minas Gerais, o encontro reúne famílias que resgatam brincadeiras tradicionais e têm a oportunidade de acompanhar contação de histórias, rodas de leitura e muita música.
Um convite ao brincar consciente
A proposta do Piquenique Literário vai além do entretenimento: é um convite à reconexão com o tempo, com a escuta e com o território urbano. Através de atividades não mediadas por telas, o evento estimula o convívio social e a criação de vínculos afetivos duradouros entre famílias, crianças e a cidade.
Entre as ações, destaca-se a Feira de Troca de Livros que convida os pequenos a refletirem sobre o consumo e o valor simbólico dos objetos, valorizando o gesto de compartilhar. Neste domingo o Piquenique conta com espetáculos (ou colocamos intervenções culturais) o clássico Bonequinho Doce, da autora Alaíde Lisboa de Oliveira, e o Música para Brincar. Na última edição, aproximadamente 200 famílias participaram do encontro.
Infância ocupa a cidade
Desde 2012, o projeto Na pracinha, idealizado por Flávia Pellegrini, ocupa praças, parques e centros culturais de BH com encontros gratuitos voltados à infância. Já foram mais de 100 eventos realizados, alcançando cerca de 50 mil participantes em diferentes regiões da cidade. A iniciativa aposta na potência das vivências ao ar livre, promovendo experiências que respeitam o tempo da infância e fortalecem o vínculo entre criança, família e cidade. “Quando menina, foram muitos os meus quintais: alpendre, terreiro, praça, parque, rua. Não deixei de brincar só porque cresci, e é por isso que hoje sou realizadora de encontros, ocupadora de praças, escutadora de crianças, mediadora de mundos. Com o Na pracinha, convido crianças — pequenas e grandes — a brincarem pela cidade. Juntos, vamos tecendo memórias cheias de alma e afeto, que fazem morada na gente e seguirão por praças afora”, ressalta Flávia.
Piquenique Literário na Pracinha
Dia: 12 de outubro, domingo
Horário: entre 9h e 12h
Local: Parque Cássia Eller: Av. Presidente Tancredo Neves, 2900 – Castelo
Evento gratuito e acessível (tradução em libras)
Programação
-
9h30 – Bonequinho Doce, com Casa de Lua
Lucinha e Lalá são amigas inseparáveis, assim tipo chiclete: o que uma faz a outra faz igual. Brincam juntos a tarde toda, mas querem muito um irmãozinho. Sapecas que são, resolvem construí-lo com farinha, açúcar e água colorida. Brincadeiras tradicionais e muitas canções de domínio público, dão a cara dessa história que também conta com a manipulação do Bonequinho Doce dando o tom de aventura e suspense que toda história merece. Já podem imaginar a bagunça deliciosa que esta história é! -
11h10 – Música pra brincar, com O Quintal da Guegué
Criado a partir de brinquedos cantados, canções de domínio público e autorais, “Música pra brincar” convida o público para uma vivência ativa do início ao fim. Uma verdadeira celebração à alegria!
Das 9h às 12h
-
Biblioteca defora com mediação de leitura
-
Brincadeiras tradicionais e cirandas de roda
-
Troca de livros