Minas Gerais, 21 de novembro de 2024 – A pesquisa “Panorama do Consumo Black Friday 2024”, realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago, aponta que 82% dos consumidores mineiros pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday este ano. A data se consolida como uma das mais esperadas para o varejo local, com 48% dos mineiros organizados financeiramente para realizar compras, refletindo o grande apelo da data em Minas Gerais. Realizado entre os dias 1 e 15 de outubro, o estudo ouviu cerca de 3.500 respondentes no estado.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre. “Em 2023, tivemos um crescimento superior ao mercado e planejamos seguir neste ritmo. Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes à Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor”.
A expectativa de descontos é alta entre os mineiros: 41% dos entrevistados esperam ofertas superiores a 60%, especialmente nas categorias de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e itens de decoração, que lideram a intenção de compra. Com um tíquete-médio planejado, 29% dos entrevistados planejam gastar até R$ 2.000, enquanto 25% pretendem gastar até R$1.000, o que evidencia o interesse por produtos de maior valor agregado, reafirmando a disposição do público em aproveitar as oportunidades da data.
Cartão de crédito é o principal meio de pagamento em Minas para a Black Friday
Na hora de finalizar as compras, o cartão de crédito é o método preferido para 57% dos consumidores mineiros, seguido pelo Pix, com 18%. Perguntados sobre o parcelamento de compras, 29% optam pelo parcelamento em 6 vezes e 26% em 3 parcelas, o que indica um equilíbrio em pagar as compras a curto e médio prazo.
Durante essa Black Friday, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco é oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. Vamos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina”, reforça Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.
Campanha “Tá na Sua Mão”: R$ 40 milhões em cupons de descontos
Para a Black Friday 2024, o Mercado Livre incrementou em 50% o investimento em marketing, oferecendo R$ 40 milhões em cupons de desconto e até 70% de desconto em milhares de produtos. Durante os 43 dias da campanha “Tá na Sua Mão”, personalidades como Maisa e Marcos Mion irão destacar as promoções como frete grátis a partir de R$ 29 com o programa Meli+ e uma seleção de achadinhos a partir de R$ 29.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Ads, Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços) e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da região, o Mercado Livre já reúne mais de 54 milhões de compradores ativos, que realizam 52 compras e 371 transações a cada segundo. Em 2023, sua receita líquida consolidada atingiu US$ 14,5 bilhões, quando também alcançou US$ 44,8 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1,4 bilhão de produtos vendidos. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 58 mil colaboradores diretos na região, mais de 22 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres.