O espetáculo “Brigite Guardô em Alegria não se Encaixa” traz de volta à capital mineira a super palhaça que não tem poderes e não usa capa, mas enfrenta junto aos seus amigos e com a ajuda do público muitas aventuras para recuperar a sua bolsinha e salvar o mundo de uma pandemia de mau humor!
Após mais de uma década levando sua mensagem positiva para hospitais, teatros, praças e telinhas de computadores e celulares Brasil afora, a palhaça Brigite Guardô, personagem da atriz Lilian Amaral, vai agora viver as suas peripécias em dez Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte. Serão oito apresentações do espetáculo e três oficinas. As atividades são gratuitas. (ver programação abaixo).
“Poder levar Brigite e seu espetáculo para tantos Centros Culturais da cidade é uma alegria. Acredito na descentralização e democratização do fazer artístico como potência formadora e de transformação de realidades, tanto do público quanto do artista. A arte da palhaçaria só acontece no encontro e ocupar diferentes regionais da capital é garantia de diversidade de encontros e possibilidades. Estou feliz e animada, certa de que voltarei dessa temporada com a bolsinha cheia de novas histórias e bons amigos”, ressalta a atriz Lilian Amaral.
O espetáculo “Alegria não se encaixa” tem direção de Cláudio Dias e figurinos de Ricca Costumes,. O projeto de circulação pelos Centros Culturais é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Instituto UNIMED BH.
SOBRE O ESPETÁCULO
Tudo começa quando Brigite tem a sua bolsinha roubada pelo Mico. De repente, ela se vê sem a sua inseparável bolsinha, onde cabe o mundo todo e cabe todo o mundo! É nela que Brigite guarda amores, segredos, histórias e tudo o mais o que você “possa imaginar e o que não se pode conseguir imaginar”.
Com nariz vermelho, olho vivo e cabelo pra cima, Brigite Guardô convida o público para junto dela e de seus amigos, enfrentar desafios para recuperar a sua bolsinha e achar as “chaves mágicas da alegria”, a única forma de combater o baixo astral que tomou conta do planeta.
Destemida, ela vai descobrir que a união, o fazer coletivo e a essência da criança interior fazem com que as dificuldades do dia a dia possam ser enfrentadas de forma mais fácil, revelando que, mico mesmo é querer encaixar a alegria em algum tipo de modelo ou caixinha. Afinal, cada um pode ser do jeito que quiser e as pessoas devem ser livres para ser felizes!
OFICINA “JOGOS TEATRAIS PARA TODOS”
Além das oito apresentações do espetáculo “Brigite Guardô em Alegria Não se Encaixa”, o projeto prevê ainda a realização de três oficinas de “Jogos teatrais para todos”. Conduzida pela própria Lilian Amaral, as oficinas de jogos e brincadeiras usadas em treinamentos teatrais trabalham valores como empatia e senso de coletividade e habilidades de atenção, improviso, prontidão, musicalidade, consciência corporal e memória. (ver programação abaixo)
QUEM É LILIAN AMARAL
Lilian Amaral é quem dá vida há mais de uma década à personagem Brigite Guardô. Atriz, escritora, psicóloga e psicopedagoga, Lilian realiza o trabalho de palhaçaria em teatros, parques, ruas e praças. Ganhou notoriedade durante o período da pandemia, quando descobriu nas redes sociais uma forma de manter contato com o público e com o exercício da arte da palhaçaria em tempos de isolamento. Lançou em 2021 seu primeiro livro “Brigite Guardô em Alegria Não Se Encaixa”, que em 2022 se tornou também um espetáculo.
“Gosto de pensar que o espetáculo “Alegria não se encaixa” é uma celebração à possibilidade de nos reencontrar. O texto nasce no período da pandemia, quando estávamos fisicamente distantes e a alegria tinha que fazer uma força maior para prevalecer. É uma história sobre essa força que encontramos nas amizades, no fazer coletivo e na leveza de um olhar que a gente tem na infância, mas que muitas vezes se perde em meio à vida adulta e nas tentativas de nos encaixar naquilo que nos dizem que é o esperado”, explica a atriz Lilian Amaral.
SINOPSE ESPETÁCULO
A palhaça Brigite Guardô sai em aventura à procura das chaves mágicas da alegria para libertar o mundo de uma terrível pandemia de mau humor! Baseada na história do Livro “Brigite Guardô em Alegria não se Encaixa”, a personagem pede ajuda a seus amigos e também ao público para resgatar a sua bolsinha, onde ela guarda “tudo o que você possa imaginar e o que não se pode conseguir imaginar”. Uma história para todas as idades, inclusive para as crianças que andam esquecidas dentro dos adultos apressados.
Duração: 50 minutos | Classificação: Livre | @brigiteguardo
SOBRE O INSTITUTO UNIMED BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
PROGRAMAÇÃO
Circulação do espetáculo “Brigite Guardô em Alegria Não Se Encaixa” pelos Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte
16 de maio
Centro Cultural São Geraldo (Regional Leste)
Oficina: 14h às 17h
8 de junho
Centro Cultural Urucuia (Regional Barreiro)
Oficina: 9h30 às 12h30
Apresentação: 16h
14 de junho
Centro Cultural Vila Sta Rita (Regional Barreiro)
Apresentação: 14h
9 de agosto
Centro Cultural Zilah Spósito (Regional Norte)
Apresentação: 17h
Agosto – a confirmar
Centro Cultural Bairro das indústrias (Regional Barreiro)
13 de setembro
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Regional Noroeste)
Apresentação: 17h
24 de setembro
Centro Cultural Jardim Guanabara (Regional Norte)
Apresentação: 17h
4 de outubro
Centro Cultural Vila Marçola (Regional Centro)
Apresentação: 17h
24 de outubro
Centro Cultural Pampulha (Regional Pampulha)
Apresentação: 15h
Outubro – a confirmar
Centro Cultural Salgado Filho (R. Oeste)