Um dos maiores fenômenos na trajetória da Orquestra Ouro Preto nasceu de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock. Essa mistura irreverente rendeu dois tributos da formação mineira, que, finalmente, retorna a Brasília para apresentar o concerto The Beatles, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, no dia 31 de março, em duas sessões, às 19h e 21h, no Teatro Unip, com ingressos a preços populares.
Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o espetáculo é um grande sucesso de público e crítica, tendo sido apresentado em vários estados do Brasil, e na “International Beatle Week”, em Liverpool, em três elogiados concertos que tornaram a Orquestra a primeira do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o planeta.
De volta à capital federal, a Orquestra atualiza o repertório do concerto, unindo as versões orquestradas criadas para a discografia do quarteto de Liverpool em dois espetáculos, The Beatles Vol.1. e The Beatles Vol.2. A apresentação abrange todo o período de produção artística da banda britânica, com verdadeiros clássicos no repertório, como “Let It Be”, “Hey Jude”, “Don’t Let Me Down”, “Wild My Guitar Gently Weeps”, entre outros.
“Os clássicos são assim. Você passa a vida inteira lendo Guimarães Rosa e ouvindo Beethoven. E os Beatles já fazem parte disso. É o poder da música quando se trata de um clássico: todo mundo quer ouvir sempre. E, a cada vez, é uma experiência diferente”, analisa Toffolo.
Para o Instituto Cultural Vale “é uma honra ser parte desse espetáculo, que une públicos de todas as idades em torno de uma das maiores bandas de todos os tempos. É emocionante a experiência de ouvir e ver a Orquestra Ouro Preto, uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país e também nossa parceira no programa Vale Música. Sigamos, juntos, criando novos percursos, inspirando e contribuindo com a formação de novos talentos musicais”, diz Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.
Sobre a Orquestra Ouro Preto – www.orquestraouropreto.com.br
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o Maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo.
Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade. Em sua trajetória, destaca-se a presença em todo o território nacional e nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador e Natal. No exterior, sua qualidade foi comprovada em turnês de sucesso, com presença de grande público em apresentações na Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina e Bolívia
Possui onze trabalhos registrados em CD e sete em DVD: Latinidade (2007), Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto – The Beatles (2015), Latinidade: Música para as Américas (2016), Música para Cinema (2017), O Pequeno Príncipe (2018), Suíte Masai (2019) e Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019).
Em sua discografia destaca-se o Prêmio da Música Brasileira 2015, na categoria Melhor Álbum de MPB, a indicação ao Grammy Latino 2007, como Melhor Disco Instrumental por Latinidade, e a distribuição mundial dos discos Latinidade – Música para as Américas e Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.
Serviço
Orquestra Ouro Preto apresenta “The Beatles” em Brasília
Data: 31 de março, quinta-feira
Horários: 19h e 21h
Local: Teatro UNIP
Endereço: SGAS I SGAS 913 – Asa Sul, Brasília – DF
Informações: www.orquestraouropreto.com.br
Ingressos: de R$20 a R$40, disponíveis no site https://bit.ly/3Il4c6P
Classificação indicativa: livre
Instagram: @orquestraouropreto