Belo Horizonte, fevereiro de 2024 – A partir do próximo dia 15, o OOP terá mais um endereço, agora no centro de BH. Além das cafeterias na Savassi e no Instituto Inhotim, também passa a ocupar o rooftop do edifício Dona Júlia Nunes Guerra, na Praça Sete. O OOP passa a dividir endereço privilegiado com o espaço cultural Mira!, ampliando ainda mais as opções de entretenimento ao público, com um pôr-do-sol arrebatador que também faz parte da atração local. “Estar em um espaço plural como o centro de Belo Horizonte, é expandir nosso propósito de dar acesso a cafés de qualidade, produzidos com responsabilidade em toda a cadeia produtiva”, afirma Adriene Cobra, cofundadora e sócio-proprietária. Inaugurado em 2016, o OOP serve 10,5 mil cafezinhos em sua sede, no coração da Savassi, todos os meses e quer ampliar esse número a partir da abertura da nova unidade.
Entre gastronomia e música, o OOP funcionará de 10h30 às 18h30 de segunda a sábado e de 9h30 às 13h30 aos domingos. Já o cardápio oferece opções que já são sucessos entre o público: extrações diversas a partir do grão, drinques à base de café, sucos, sanduíches, cookies, entre outras delícias.
O OOP, que além de cafeteria é, também, torrefação, trabalha somente com cafés classificados como especiais, em um trabalho que vai de ponta a ponta, da planta até a xícara. Assim se tornou um dos precursores da terceira onda do café no país, a de valorização da bebida com registro de origem e reconhecimento do grão (a primeira foi a do café commodity e a segunda do café de supermercado). “Hoje sabemos que a seleção dos grãos e o perfil da torra representa uma espécie de assinatura e, por isso, conquistamos nossa autonomia para escolher o café, ir ao produtor, desenvolver o próprio processo de torra e servir”, afirma a sócia-proprietária.
Em fase de expansão e saborosas novidades, o OOP lançou uma nova linha de produtos em novembro, fortalecendo a torrefação, colocando o e-commerce no ar no mês passado e alcançando todo o país. “Nós selecionamos, tratamos, torramos, preparamos, servimos e vendemos cafés especiais”, reforça Adriene. “Nosso objetivo é ser uma empresa com atenção às boas práticas de preservação e regeneração do ecossistema, produção de alimentos saudáveis, criando um produto sustentável para o meio ambiente e também para a economia”, conta Adriene.
Sobre o OOP – É um grupo de empresas no ramo dos cafés especiais, que trabalha em diálogo com toda a cadeia produtiva do café, da curadoria de produtores e seus grãos, passando pela seleção dos melhores cafés, torra e distribuição tanto varejo, quanto atacado, em pontos de venda físicos e e-commerce. São três unidades em Belo Horizonte (Savassi, Floresta e Centro) e duas no Inhotim (Brumadinho). Apenas nas cafeterias, vende mais de 17 mil cafezinhos especiais por mês.
Bebidas e sanduíches preparados no OOP (Foto: Camila Rocha/Divulgação)