Se nosso país é conhecido mundo afora como o país do futebol, Pelé – Edson Arantes do Nascimento – é o garoto propaganda que construiu essa marca. Sinônimo do Brasil que deu certo com sua linda história de garoto pobre da cidade de interior, que por meio de seu talento encantou o mundo e atraiu o respeito e a atenção de milhões de pessoas em todo planeta.
Admirado por muitos, respeitado por todos, o maior de todos os tempos teve sua história dentro e fora dos gramados documentada em séries, livros, publicações como nenhum outro atleta brasileiro até hoje. Sua forma característica de comemorar gols marcados – o pulo e o soco no ar – criou um momento de expectativa nos jogos após os gols, as comemorações em várias formas e estilos que acontecem até hoje quando assistimos jogos em campeonatos e na Copa do Mundo.
Em um mercado que até hoje os clubes brasileiros têm dificuldade de projetar suas marcas além da América Latina e competir com as potências europeias, Pelé também foi o responsável pela internacionalização da marca do Santos F.C., que até hoje colhe os dividendos dessa projeção.
Desde Ayrton Senna, o Brasil não lembrava o que era se despedir de um ídolo do esporte dessa magnitude, mas ídolos não morrem, viram lendas!
Viva o Rei do Futebol! Viva Pelé! Viva para sempre em nossas memórias e coração!
Ivan Martinho é professor de Marketing Esportivo da ESPM e CEO da World Surf League (WSL) para a América Latina.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.