sexta-feira, fevereiro 21, 2025
HomeEntretenimentoO impacto do estresse e da ansiedade na saúde bucal: como lidar...

O impacto do estresse e da ansiedade na saúde bucal: como lidar com o bruxismo durante o Carnaval

Evite que o bruxismo acabe com sua diversão com dicas simples

 

 

O Carnaval é uma época de muita festa, diversão e folia, mas também pode ser um período de altos níveis de estresse e ansiedade para muitas pessoas. A pressão para aproveitar ao máximo os dias de festa, a falta de descanso adequado e até mesmo a alimentação desregrada podem desencadear ou agravar um problema pouco comentado: o bruxismo. De acordo com a OMS, 4 em cada 10 brasileiros sofrem com essa condição.

 

O bruxismo, ou ranger dos dentes, é uma resposta comum ao estresse e à ansiedade. Muitas pessoas não estão cientes de que estão cerrando os dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. Esse hábito pode levar a desgaste excessivo dos dentes, dores na mandíbula e até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM). “Muitas pessoas nem percebem que sofrem com o problema, já que ele ocorre, na maioria das vezes, durante o sono. No entanto, alguns sinais podem indicar que algo não está bem como sensibilidade nos dentes ao acordar, dores na região da mandíbula e pescoço, dores de cabeça frequentes, estalos ao abrir e fechar a boca, além do desgaste dos dentes”. explica Eduardo Barbosa, dentista, especialista em reabilitação oral e CEO da Tempuz Odontologia.

 

O especialista ainda acrescenta que se você  já tem o hábito de ranger os dentes ou acredita estar a sofrer de bruxismo, é recomendado marcar uma consulta de avaliação. “Uma consulta com um dentista especialista, pode identificar os sinais precoces de bruxismo e permitir um diagnóstico rápido. Isto é fundamental para evitar danos irreversíveis aos dentes e à articulação temporomandibular”, diz.

 

 

Como evitar que o bruxismo atrapalhe a sua folia?

 

Se você já sofre com o problema ou quer preveni-lo, algumas medidas simples podem ajudar:

 

Controle o estresse: o Carnaval é um momento de alegria, então tente relaxar e aproveitar sem cobranças;

 

Evite bebidas estimulantes: o excesso de álcool, café e energéticos pode aumentar a tensão muscular e piorar o bruxismo;

 

Cuide do sono: mesmo com a programação intensa, tente dormir bem. O descanso adequado é essencial para reduzir os impactos do bruxismo.

 

Hidrate-se:  beber água ajuda a relaxar os músculos e evitar a tensão na mandíbula.

 

Aproveite o Carnaval sem deixar sua saúde bucal de lado! Pequenos cuidados fazem toda a diferença para curtir a festa sem preocupação.

Fonte: Eduardo Barbosa – Dentista, especialista em reabilitação oral, facetas, lentes, Implantes, próteses, dentista e CEO  da Tempuz Odontologia. – CRO/MG 37600

 

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments