O espetáculo “Água Fresca para Flores”, com a atriz Marcella Muniz , estreia nos dia 02 e 03 de agosto, no Teatro Feluma.
A atriz Marcella Muniz estreia no palco do Teatro Feluma com o espetáculo "Água Fresca para as Flores". O romance de Valérie Perrin virou fenômeno na Europa e inspirou a primeira montagem latino-americana da obra que passa por Belo Horizonte nos dias 02 e 03 de agosto.
Nos dias 02 e 03 de agosto, o Teatro Feluma, recebe a peça “Água Fresca para as Flores” interpretada pela atriz Marcella Muniz, com direção de Bruno Costa. Na peça, Marcella é Violette Toussaint, uma mulher comum, zeladora de um cemitério numa pequena vila da Borgonha. Seu dia-a-dia é preenchido pelo cuidado com as plantas e animais que lá habitam, e pelas confidências comoventes, trágicas ou até cômicas dos visitantes do cemitério. Histórias que a personagem divide com o público, assim como suas próprias memórias. Apesar da infância conturbada, de um marido desaparecido e de vários reveses, Violette encontra conforto entre os rituais e as flores do cemitério, acreditando de forma obstinada na felicidade.
Adaptada e dirigida por Bruno Costa, a montagem é baseada no best-seller de Valérie Perrin, que foi traduzido para mais de 40 idiomas e está sendo adaptado para o cinema. Esta primeira adaptação para a América Latina conquistou o público no Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, “Água Fresca para as Flores”, que acompanha a rotina de uma zeladora de cemitério, promete encantar também o público da capital mineira.
“Violette não é uma heroína óbvia, mas é impossível não se apaixonar por ela. Sua força está na delicadeza, na forma como enfrenta a vida sem perder a humanidade. Ela acolhe, escuta, compartilha, ama os animais e transforma a dor em algo bonito. Conhecê-la é se enxergar em suas imperfeições, suas escolhas, sua coragem silenciosa. Eu me apaixonei por Violette e precisava trazê-la para o palco. Agora, quero que vocês a conheçam também.”
Interpretada por Marcella Muniz em seu primeiro monólogo, Violette revela ao público a força silenciosa da memória afetiva. “Sou uma leitora assídua e o livro me arrebatou já nas 20 primeiras páginas. Nunca quis fazer um monólogo na minha vida, mas a força da simplicidade dessa mulher é um mergulho na alma humana”, afirma a atriz, que completa 45 anos de carreira em 2025, com passagens por todas as grandes emissoras do país e participação em 26 novelas.
Encontro com o público
No dia 2 de agosto, sábado, às 14h, a atriz Marcella Muniz participará de um bate-papo sobre o livro “Água Fresca para Flores” na Livraria das Belas, Rua Gonçalves Dias, 1581, em Lourdes, com entrada gratuita. Ela também atenderá à imprensa.
Já no dia 31 de julho, quinta-feira, a partir das 11h, a atriz estará no Teatro Feluma para ensaio e também receberá a imprensa para entrevistas.
Serviço
Espetáculo “Água Fresca para as Flores”.
Dias: 02 e 03 de agosto.
Horário: sábado, às 20h e domingo, às 17h
Local: Teatro Feluma, Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro
Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais
O Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG) foi inaugurado em junho de 2024 como parte do projeto estratégico da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora dos Institutos Ciências Médicas. Sua atuação abraça a excelência e a qualidade, comprometendo-se em promover atividades culturais, publicar trabalhos científicos, preservar o patrimônio histórico e fomentar a produção artística.
O ICCM-MG é responsável pela gestão do Teatro Feluma, da Editora Universitária Ciências Médicas e do Centro de Memória Ciências Médicas, consolidando seu compromisso com a preservação cultural e o enriquecimento da sociedade.
Teatro Feluma
O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, cujo objetivo é ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes com o ensino acadêmico.
Localizado no 7º andar do Campus I da FCM-MG, o espaço abriga a sala de espetáculos Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com uma plateia de 382 lugares, preparada para receber espetáculos teatrais, musicais, de dança, além de eventos corporativos.
Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o espaço também tem em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que essa iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.