Home Gastronomia No aniversário de BH, descubra os sabores que fazem a Cidade Criativa...

No aniversário de BH, descubra os sabores que fazem a Cidade Criativa da Gastronomia

Confira seis dicas de lugares para celebrar a capital mineira neste 12 de dezembro

0
5

Belo Horizonte, com as montanhas que abraçam a cidade e o calor humano inconfundível, é muito mais do que a capital de Minas Gerais: é um dos maiores polos gastronômicos do Brasil. Reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, BH é onde tradição e inovação se encontram para criar uma experiência culinária única. Seja nos botecos que renderam o título de capital brasileira dos bares, nos restaurantes refinados que reinventam a cozinha mineira ou mesmo nas mesas simples de um almoço de casa, a cidade carrega um tempero especial que combina afeto, sabor e histórias. A comida vai além de um prato: é um convite para compartilhar momentos, explorar culturas e se apaixonar por cada detalhe.

No aniversário da Beagá, nada mais justo do que celebrar com o que Belo Horizonte tem de melhor: a comida! Confira 6 dicas de lugares que traduzem a alma belo-horizontina em seus cardápios e que prometem encantar o paladar e o coração.

Seu Bias
Av. Bias Fortes 161 – Lourdes
@seubias_

No alto da Avenida Bias Fortes, o centenário casarão que abriga o Seu Bias resgata memórias de Belo Horizonte. Após cuidadoso restauro, o restaurante combina a arquitetura histórica com uma cozinha criativa liderada pelo chef Mário Portella, reconhecido por sua trajetória na gastronomia brasileira. O cardápio apresenta releituras de petiscos clássicos como o Croquete, a base de brisket Angus; a linguiça da casa, feita com copa lombo e queijo Canastra; o pastelzinho, que recebe recheio de creme de abóbora, queijo Canastra e camarão; e ainda o Pão de Queijo da Casa, com costela suína desfiada e vinagrete. O ambiente, com peças garimpadas e um jardim externo, conecta-se à história da cidade e convida a momentos especiais.

Trintaeum
R. Prof. Antônio Aleixo, 20 – Lourdes
@trintaeumrestaurante

Recém inaugurado, o Trintaeum Restaurante chega com uma proposta 100% mineira, da decoração ao cardápio, bebidas, atendimento e até cada ingrediente. A chef Ana Gabi Costa apresenta um cardápio de pratos tradicionais da cozinha do estado, em apresentações sofisticadas e contemporâneas. Entre os destaques estão o Frango com Quiabo, que acompanha um caldo de galinha bastante apurado e caramelizado, angu lavado – feito com milho verde – e gema empanada; o Pastel de Angu recheado com umbigo de banana e requeijão de raspas;  e o jiló recheado com fígado e empanado na pururuca. A casa também oferece coquetéis criativos e uma seleção de vinhos mineiros que complementam a experiência.

Cabernet Butiquim
Rua Levindo Lopes, 22 – Savassi
@cabernetbutiquim

O Cabernet Butiquim é famoso por levar o mundo do vinho para um clima de boteco, informal, divertido e descomplicado. A cozinha da chef Jana Barrozo é diversa, com opções do almoço, ao happy hour e jantar, com um destaque especial para a Estufa Fria, elemento bastante tradicional nos bares da cidade. Com entradinhas práticas e feitas na casa, a ideia é harmonizar com os vinhos e coquetéis, com opções como Carne Louca, Punheta de Bacalhau, Vinagrete de Siri e conservas artesanais, todas elaboradas com um toque mineiro que valoriza ingredientes frescos e sabores intensos. A proposta é perfeita para encontros casuais na Savassi, bairro conhecido por seu espírito boêmio e gastronômico.

Montê

O Montê Bar, situado no Complexo CentoeQuatro, destaca-se por sua combinação de coquetelaria autoral, gastronomia criativa e programação musical variada. O cardápio, assinado pelo chef Victor Zulliani, oferece pratos inspirados na cultura de boteco como o Torresmo de Costelinha com molho de jabuticaba e o Pastel de Vento com creme de requeijão de raspa. Para matar a sede, a carta de coquetéis traz clássicos, autorais do Montê e ainda uma sessão de Drinks Belorizontinos, com coquetéis famosos dos principais bares da cidade, por exemplo o Calma Nervo, criado por Albert Coelho para o bar Lamparina, o Caramelinho de Filipe Brasil  para o OOP Café, e o Loira do Bonfim de Conrado Salazar para o Bar Bença Bençoi. A programação musical vai do samba ao eletrônico, proporcionando noites únicas que refletem a cena cultural contemporânea de Belo Horizonte.

Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
@monte.beaga

Terraço Niê
R. Rio de Janeiro, 471 – 25 andar – Centro
@terraco.nie

O Terraço Niê, localizado no topo do icônico edifício de Oscar Niemeyer na Praça Sete, une alta gastronomia, coquetelaria sofisticada e uma programação musical diversificada, tudo emoldurado por uma das vistas mais deslumbrantes do hipercentro. Sob o comando do chef Victor Zulliani, o cardápio destaca pratos inspirados na culinária internacional com toques brasileiros, enquanto a mixologista Camila Wanderley assina drinques autorais e clássicos bem executados. Com arquitetura que reverencia o modernismo de Niemeyer e programação de DJs embalada por uma iluminação cênica, o espaço oferece uma experiência completa que vai do almoço ao som da madrugada, conectando cultura, um visual deslumbrante e sabores inesquecíveis.

Minas Demais
Av. Bandeirantes, 1725 – Anchieta
@minas_demais

O Minas Demais é um empório e restaurante dedicado a promover a cultura e a culinária de Minas Gerais. Com um cardápio variado que inclui café da manhã, almoço e café da tarde, o estabelecimento se destaca pelo uso de ingredientes frescos e locais. Além do famoso pão de queijo, os clientes encontram um cardápio variado de almoço com criações autorais do chef Leandro Dornas e uma curadoria impecável de quitandas, queijos, doces e cachaças, todos cuidadosamente escolhidos para oferecer o melhor de Minas Gerais.

Foto: Marcos Leão

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here