quinta-feira, novembro 21, 2024
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Não deixe seu sonho virar pesadelo: a importância do planejamento para executar uma obra de sucesso

Saiba como uma gestão de obras eficientes ajuda a não ter contratempos

Construir ou reformar um imovel pode ser o sonho de muitas pessoas, mas infelizmente o sonho pode se transformar em pesadelo na maioria dos casos. Obras que custam muito mais caro que o estimado e sem contar os tempos. Isso devido a falta de elaboração de projetos, gestão de custos, tempos e qualidade da obra.

Juliana Heredes, Diretora Comercial da INTI Construtora, destaca que uma boa gestão da obra é de fundamental importância para garantir a eficiência de qualquer construção, independentemente de seu tamanho ou complexidade. “A gestão da obra que vai definir o sucesso ou fracasso, evitando que o barato saia caro com surpresas desagradáveis”, afirma.

Além disso, ela acrescenta que o gerenciamento de uma obra inclui um conjunto de documentos como contrato bem definido, responsabilidades, projetos, especificações, cálculos detalhados, cronograma físico-financeiro e lista de materiais que servem como guia para a execução da construção ou reforma. “O setor da construção fica mais competitivo e exigente a cada dia, portanto as empresas precisam otimizar seus processos construtivos. Assim, conseguindo entregar empreendimentos com maior desempenho, maior segurança, menores custos e menos tempo”, completa.

Como o planejamento ajuda a evitar problemas?

A Diretora comercial da INTI Construtora explica que uma obra é composta por uma série de especialidades. “Existe a fundação, a estrutura, as instalações elétricas e hidráulicas. Da mesma forma, ar condicionado, audiovisual, automação  e acabamentos.”, diz.

Com um bom planejamento todos os projetos são compatibilizados, o que significa que são analisados antes da execução para saber se existe alguma inconsistência entre as especialidades. O grande objetivo do planejamento é evitar uma frase comum nas obras, “mas é só quebrar”. No entanto, o que muita gente não entende é que a cada retrabalho (mão de obra por quebrar, mão de obra por refazer, material para refazer o trabalho, e por aí vai) , o cliente vai pagar por um custo adicional e o prazo acaba sendo alterado. Por isso muitas vezes as contas do cliente não fecham.

Outro aspecto relevante é diminuir desperdícios. Quando não existe planejamento é normal ter uma série de desperdícios de materiais, de logística, de tempos, de ferramentas e equipamentos.

Fonte: Juliana Heredes –  Diretora Comercial da INTI Construtora mais de 20 anos de experiência em construção civil – @inti.ci

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo, pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP e Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).
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