quinta-feira, outubro 24, 2024
HomeEntretenimentoNa contramão do fast fashion, marcas investem em moda autoral e ganham...

Na contramão do fast fashion, marcas investem em moda autoral e ganham mercado

Em uma época dominada pelo consumo acelerado e o fast fashion, algumas marcas seguem o caminho oposto e investem em coleções feitas artesanalmente, valorizando os processos manuais, o design próprio, a identidade cultural e a sustentabilidade. É a chamada moda autoral, que está ganhando cada vez mais espaço e será, inclusive, um dos destaques da 32ª edição do Minas Trend, que acontece nesta semana, de 22 a 24 de outubro, no BH Shopping.

Na opinião da gestora de projetos de moda do Sebrae Minas, Raquel Canaan, o processo diferenciado de produção da moda autoral coloca-a em um outro patamar no mercado e atinge um público diferente, que não concorre diretamente com aquele que consome as marcas fast fashion.

 

“É uma moda que trabalha com identidade e propósito, que eleva as marcas a um outro nível, contrário a esse do consumo acelerado e descartável. Acredito que esse mercado aqui no Brasil tem um grande potencial e vá crescer cada vez mais pois, culturalmente, somos um país muito criativo. E Minas Gerais se destaca nesse cenário por ser um estado essencialmente industrial e produtor de moda”, afirma.

 

Ainda de acordo com a gestora do Sebrae, existe um consumidor preocupado com os impactos ao meio ambiente, com a economia e a valorização do produtor local. “Seja na geração de empregos, no retorno que determinada comunidade recebe com aquele trabalho, nos saberes que estão sendo resgatados e aplicados de maneira diferente. Enfim, existe um público que quer consumir um produto que siga um conjunto de práticas sustentáveis e sociais que façam a diferença”, analisa.

 

VALORIZAÇÃO CULTURAL – Além do processo de produção mais lento e apurado, a moda autoral valoriza o pequeno produtor, as costureiras, bordadeiras e as pessoas detentoras do saber e das tradições locais.

Segundo Raquel Canaan, existe um potencial enorme em resgatar o patrimônio, os saberes e ofícios de uma localidade. Foi assim que nasceu o “Mãos à Moda”, projeto do Sebrae Minas que visa estimular o empreendedorismo, valorizando a cultura mineira e as tradições locais por meio da moda autoral.

 

Canaan ressalta que durante o Minas Trend, será lançada a marca coletiva Almenara Têxtil, fruto do projeto, trazendo a coleção Alma. “O grupo é formado por 50 mulheres, com as quais já trabalhamos há dois anos. A coleção mescla moda feminina, infantil, acessórios e casa, trazendo um resgate de técnicas de teares e bordados, com elementos de identidade e história do patrimônio material e imaterial da região do Vale do Jequitinhonha aplicados à moda. Um verdadeiro tesouro”, explica.

 

O tema, aliás, também ganhará destaque no talking “Identidade Cultural e o Resgate do Patrimônio na Moda Autoral do Baixo Jequitinhonha”, com participação de Raquel Canaan, Diomilton Ferra e Angélica Coelho, no dia 23/10, às 16h, no Espaço Sebrae – Mãos à Moda.

 

Além da Almenara Têxtil, outras 11 marcas autorais estarão presentes na 32ª edição do Minas Trend, são elas: Aramadum, Lolieco Ecojoias, Gabriela Santos, Sol di Terra, Realiser, Contos de Gaya, Savri, Guri, Malume, Refeito e Iaskara.

 

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas.

 

SERVIÇO:
32º Minas Trend – Reflexos da Moda: revelando horizontes
Temporada: Outono/Inverno 2025
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: 10h às 20h
Local: BH Shopping | BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – Piso Ouro Preto

 

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments