Com o objetivo de abordar o feminino como valor e contribuir para o aumento do número de mulheres na liderança das organizações de todos os setores, a FCJ Venture Builder, em parceria com a Mubius Holding, lançou no dia 08 de março, no prédio SKEMA, em Belo Horizonte, a primeira venture builder WomenTech do Brasil, batizada de Mubius WomenTech Ventures.
A iniciativa faz parte do ecossistema de negócios da FCJ, maior venture builder da América Latina. Trata-se de uma multinacional fundada em 2013, na cidade de Belo Horizonte, que tem como premissa impactar o ecossistema de inovação brasileiro. Por isso, a Mubius WomenTech também nasce seguindo o propósito em questão: investir em negócios inovadores de base tecnológica, com foco em pessoas e valores.
O projeto, que tem como base a complementaridade entre gêneros, foi motivado a partir das experiências de seus quatro idealizadores: Carolina Gilberti, jornalista e fundadora do Mulheres Elétricas – um hub que conecta iniciativas femininas; Priscila Spadinger, advogada especialista em fusões e aquisições de empresas, investidora-anjo e CEO da Aleve LegalTech Ventures; Regina Migliori, fundadora do Grupo Migliori, especialista em desenvolvimento humano, cultura de inovação e modelos de negócios inovadores; e Silvio Leal, sócio-fundador do BRC Group, consultor de empresas e pessoas, além de desenvolvedor de novos negócios.
Liderança feminina e inovação corporativa
A presença de mulheres em cargos de liderança não é uma pauta nova nem restrita ao mercado brasileiro. Pesquisas em nível global mostram que organizações que promovem a liderança feminina terão cada vez mais oportunidades para melhorar seu desempenho, principalmente o financeiro, uma vez que essas empresas têm 50% mais chances de aumentar a rentabilidade, por exemplo.
De acordo com Regina Migliori, “vamos abordar o feminino como valor e não só como gênero. Esse mindset já é inovação, diz respeito à estruturação de negócios inovadores em sintonia com as demandas do cenário atual. Por essa razão, priorizamos negócios protagonizados por mulheres, mas também convidamos os homens, estes em negócios que se relacionem com o universo feminino”.
Para Silvio Leal, incentivar e impulsionar o protagonismo feminino passa pelo viés da tecnologia. “Queremos trabalhar no âmbito da empresa e também dar protagonismo a qualquer mulher que tenha um projeto de valor. Apoiar essas pessoas ou soluções faz parte da essência do que a Mubius quer fazer.”
Inclusive, para a Mubius, a parceria com a FCJ e a criação de uma corporate venture builder WomenTech significa garantir a propulsão diária que as lideranças femininas necessitam.