sábado, setembro 7, 2024
HomeNoticiasCulturaMostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena celebra 10 anos com edição...

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena celebra 10 anos com edição especial

A edição especial e comemorativa dos 10 anos da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 08 a 11 de dezembro de 2022 com programação múltipla e diversa, ocupando teatros, ruas e espaços alternativos

Dos dias 08 a 11 de dezembro vamos promover um encontro especial das artes cênicas com programação presencial e virtual, mantendo a característica do Tiradentes em Cena de oferecer ao público um leque variado de atrações.

A programação conta com convidados selecionados pela curadoria do festival, edital com foco nas cidades da região das vertentes e trilha dos inconfidentes, valorizando a produção regional, conversas constantes com produtores e artistas de todas as partes do país.

Festejaremos os 30 anos do grupo teatral de Tiradentes o Entre&Vista – fundado em 1992 por Eros Miguel Conceição – com a finalidade de difundir a cultura e torná-la acessível na cidade. Teremos a “Seresta Imperial” e uma projeção de fotos da história do Grupo.

“É uma alegria completar 10 anos e comemorar os 30 anos do Entre&Vista um grupo tão importante para a cena cultural da cidade. Reverenciar trajetórias, encontros promovidos,  reflexões, estimular hábitos culturais que contribua para o aperfeiçoamento dos profissionais das artes cênicas e do ser humano”, comemora a idealizadora e diretora geral, Aline Garcia.

A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas sempre fizeram parte da programação e este ano não será diferente. De olho também na formação de público, contempla gêneros diversos das artes cênicas para captar o interesse do mais desavisado ao mais entusiasta das artes do palco.

Diversidade e descentralização

A edição comemorativa traz a diversidade e a descentralização das produções como ponto destaque da programação.

Assim, ao lado de produções locais, espetáculos de estados como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasil com a Cena digital.A programação inclui um encontro para jovens com a performance “Concerto de quebrada” ministrada pela rapper $arah $ampp em parceria com o Dj Fidelis. Será uma tarde de batalhas de versos, slams, e muita cultura Hip Hop.

Na grade de programação, teremos duas peças convidadas de Belo Horizonte a comédia “Acredite, um espírito baixou em mim!” , a comédia estreou em 1998 e já levou mais de 3 milhões de espectadores no teatro, se tornando um dos maiores fenômenos do teatro brasileiro e a peça “Maio, antes que você me esqueça”, ambos com a dupla de ouro da comédia mineira: Ilvio Amaral e Maurício Canguçú. O texto e a direção levam a assinatura de Jair Raso, um trio de sucesso do teatro mineiro.

Do Rio de Janeiro traremos o espetáculo “Na Morada do Tempo” com Geovana Pires, atriz e diretora, junto com a cantora e compositora Gabi Buarque. O espetáculo é um voo pelo tempo através da memória, infância, ancestralidade, futuro, amor e natureza, um delicioso passeio em tempo único com o público.

Do povoado do Bichinho município mineiro de Prados teremosachegada da “Nossa Senhora do Bom Humor” com uma mala na mão, cajado, acordeon e muito carisma, a palhaça peregrina transforma qualquer canto em sagrado e qualquer pedido realizado com a atriz Lu Gatelli que comanda a Casa Torta  um dos principais atrativos do Bichinho.

Inspirado na tradição religiosa das procissões e suas estações o “Cortejo de Natal” com Teatro da Pedra – grupo com sede em São João del-Rei – MG – percorrerá as ruas charmosas de Tiradentes. Com muita música de artistas como Milton Nascimento, Ceumar, Clara Nunes, Beto Guedes e Alceu Valença, além das tradicionais canções natalinas.

Dentro do universo da estética contemporânea, com práticas interdisciplinares traremos o espetáculo “Ações Imprevistas” uma prática investigativa de pesquisa entre dança, música e artes plásticas com o Coletivo Riacho foi formado em 2016 por artistas mineiros com formações diversas. Entre outras atrações que fortalecem e mostra a capacidade criativa da região das vertentes.

 

“É tempo de se aquilombar”

 

“A proposta de aquilombamento vem de uma necessidade histórica e de uma reconexão com nossa ancestralidade atuando no presente, trazendo esperança, força, sonhos de um futuro melhor e mais igualitário. Essa ação visa também contemplar uma demanda antirracista necessária para escurecer alguns dos valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros como a energia vital, a coletividade, a circularidade, a corporeidade e a musicalidade” – assim Magna Oliveira que coordena o projeto de extensão da UFMG Iranti – Ser África de contação de histórias da oralidade e literatura africana e afro-brasileira na educação e integra o Coletivo Iabás trará uma ação que conecta performance, contação de história e cozinha.

Junto com Magna, Tuquinha – liderança do Quilombo Chacrinha dos Pretos em Belo Vale/MG trará uma cozinha afetiva enquanto haverá performance e resgate da cultura, patrimônio e ancestralidade.  Para abrir essa tarde receberemos o “Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia”, coordenado pelo Mestre Prego.

 

Oficinas que compõem a programação

A oficina “O Tablado no Tiradentes em Cena” será ministrada pelo diretor e ator Chico Aníbal, que trará jogos e exercícios teatrais desenvolvidos por Maria Clara Machado ao longo de 50 anos, considerada uma das maiores dramaturgas do Brasil. São técnicas desenvolvidas durante os 50 anos do Teatro Tablado do Rio de Janeiro, muitos atores e atrizes de renome nacional.

Já a “Oficina da Palavra”  vai atender mulheres em situação de vulnerabilidade social utilizando a poesia como ferramenta para que possam se aprofundar no desenvolvimento humano.

– Essa oficina desenvolve a cidadania, a valorização da comunidade local, fortalece autoestima e confiança dessas mulheres. É uma honra trazer a palavra para perto do universo delas – relata a atriz e professora Luiza Cassano que ministra a Oficina.

 

“Cenas Curtas” chega à sétima edição com formato inédito

 

Pelo sétimo ano consecutivo, o Tiradentes em Cena promove em paraleloo Festival de Cenas Curtas. Em parceria com o ator e produtor ViniciusCristóvão, nesta edição, o evento ganha um formato inédito dentro da história do Tiradentes em Cena: o Festival de Cenas Curtas segue em formato online, só que dessa vez ele vai acontecer ao vivo, em formato de live, através do Instagram da Mostra.

Serão selecionadas por um júri até 06 (seis) cenas/performances, inéditas ou não, com duração máxima de 5 minutos que tenham sido criadas ou possam ser adaptadas para esta plataforma digital.

O objetivo éampliarainda mais o alcance ao grande público e de fomentar a experimentação, na qual teatro e audiovisual se entrelaçam ao criar poéticas tecnológicas.

Além das ações educativas e gratuitas, a Mostra Tiradentes em Cena oferece ferramentas de acessibilidade em toda a programação. Os espetáculos dispõem de audiodescrição e mediação em libras para surdos. As oficinas serão acompanhadas, sempre que necessário, por intérprete de libras, e contarão com assistentes especializados no atendimento a pessoas com deficiência visual e cognitiva.

A Mostra Tiradentes em Cena é aberta ao público, realizada com patrocínio da Cemig e Governo de Minas Gerais, apoio cultural do Centro Cultural Yves Alves, Prefeitura de Tiradentes, ASSET, Espaço Cultural Aimorés, a realização é do Tiradentes em Cena, Nina Capel Gestão Cultural e Governo de Minas Gerais.

Em tempo vale destacar: o Tiradentes em Cena ganhou um importante reconhecimento, o prêmio Arcanjo de Cultura 2022-, que foi recebido pela sua idealizadora Aline Garcia, em São Paulo no último dia 10 de novembro.

 

 

 

Canais e endereços:

Web: www.tiradentesemcena.com.br

Instagram: @tiradentesemcena

Youtube: youtube.com/tiradentesemcena

Twitter: @Tiradentes_Cena

Facebook: tiradentesemcena

Assessoria de imprensa

Viviane Furst – Primeiro Plano Comunicação

31 99197 1645 / viviane@primeiroplanocomunicacao.com.br

 

 

Programação completa, em anexo

 

 

O Tiradentes em Cena segue com a campanha de valorização da arte e cobrará um valor simbólico pelas apresentações em locais fechados que acontecerá durante a mostra.

Valor: R$20,00

(moradores de Tiradentes, idosos e estudantes pagam meia entrada)

Os ingressos serão vendidos pela plataforma online Sympla

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments