quinta-feira, setembro 19, 2024
HomeNoticiasCulturaMorro do Papagaio recebe oficina gratuita de cinema do projeto Campos Culturais

Morro do Papagaio recebe oficina gratuita de cinema do projeto Campos Culturais

Promovida pelo projeto Campos Culturais, a oficina é destinada a jovens de 13 a 19 anos que se interessam pelo universo do cinema. Inscrições estão abertas até o dia 22 de março.

Jovens do Morro do Papagaio que sonham em fazer um filme podem participar da oficina de cinema que acontecerá de 3 a 7 de abril, onde irão realizar, coletivamente, um curta-metragem. A atividade faz parte do projeto Campos Culturais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As inscrições estão abertas até o dia 22 de março para moradores da região que têm entre 13 e 19 anos, pelo formulário disponível no link https://forms.gle/sQBF7dy3toPb81W76 e na bio do instagram.com/camposculturais.

Ao todo, são ofertadas 10 vagas e, para participar, não é exigida experiência na área. Durante cinco dias de oficina, o cineasta Cris Azzi apresenta um conjunto de aulas teóricas e práticas que possibilitam a vivência em grupo de todas as etapas de realização de um filme. Completamente gratuitas, as aulas acontecem de quarta a domingo, na Creche Frei Cláudio (Rua União, 83, Morro do Papagaio, Belo Horizonte). Além de certificado para cada participante, o projeto também oferece apostila, camiseta e lanches durante o curso.

“A oficina é um convite aos jovens para uma experiência cinematográfica. A partir das próprias vivências, essa turma vai encontrar uma forma de dizer algo para o mundo através de um filme. Escolher que história contar e como ela será contada, em um trabalho em equipe. A gente acredita que o cinema é uma arte essencialmente coletiva”, afirma Cris Azzi. Os encontros abrangem a concepção de uma ideia, a escrita do roteiro, fotografia, direção de cena, captação de som e montagem. Ao final, a turma terá produzido seu próprio filme, que será exibido em uma sessão de cinema para toda a comunidade.

Segundo Nicolas Okinawa Rodrigues Fernandes, 18 anos, conhecido como “Nick”, participante da oficina de cinema do Campos Culturais em 2023, no bairro Granja de Freitas, a experiência é transformadora. “Cada dia que passa é mais uma alegria, vai mudando o seu jeito de pensar, de falar, de ver as coisas. Você vai conhecendo gente nova, coisa nova! Mexe com câmera, com roteiro… Com tudo que você imaginar! A gente aprende demais. E criamos um filme nosso para mostrar para a família, os amigos, todo mundo que conhecemos. Isso é uma coisa única”, destaca Nicolas.

Campos Culturais

Para fortalecer os territórios periféricos de Belo Horizonte, o Campos Culturais tem como proposta potencializar os espaços de convivência dentro das comunidades, para realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. O projeto atua em quadras esportivas dos bairros beneficiados, assim como seu entorno. Os espaços também recebem pinturas artísticas com uso de graffiti e outras técnicas, produzidas por artistas locais, apresentações e sessões de cinema.

De forma gratuita, as ações contribuem para o bem-estar e o convívio social entre moradores. O primeiro território a receber o Campos Culturais foi o bairro Granja de Freitas, na Regional Leste, marcando o lançamento do projeto, em novembro de 2023. Em 2024, a iniciativa chega ao Morro do Papagaio, na Regional Centro-Sul.

O Campos Culturais é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem parceria do Coletivo Levante, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

SERVIÇO
Oficina Gratuita de Cinema – Campos Culturais
Data: 3 a 7 de abril de 2024
Local: Creche Frei Cláudio (Rua União, 83, Morro do Papagaio, Belo Horizonte – MG)
Inscrições: até 22 de março de 2024, pelo link https://forms.gle/sQBF7dy3toPb81W76
Informações: whatsapp (31) 97117-8101
Redes sociais: instagram.com/camposculturaisfacebook.com/camposculturais

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments