No final de maio, a equipe da CASACOR Minas procurou Agnes Farkasvölgyi com um convite especial: voltar à mostra que celebra 30 anos nesta edição. O pedido era direto — um restaurante que exaltasse a mineridade. O desafio, enorme: criar uma operação e cardápio completos em apenas dois meses. O resultado, porém, surpreende e conquista a todos que passam por lá: o MINÉRA.
A resposta de Agnes veio do jeito que é só dela: rigor técnico, sensibilidade e muitas parcerias. A primeira foi com Sá Marina, que assumiu integralmente as sobremesas e apresentou o projeto As Belas-Artes de Minas em 5 sobremesas, em que cada doce homenageia um artista mineiro.
No cardápio principal, cada detalhe também é fruto de colaborações. O couvert tem assinatura da Albertina Pães: pão de fermentação natural servido com grãos e manteiga de croissant da própria Albertina, acompanhado de azeite mineiro. A Polvilha, famosa por seus bolos de pão de queijo, criou um waffle a pedido da chef, presente no prato Franguim com waffle de PdQ — frango crocante empanado servido com waffle de pão de queijo, salada de agrião, picles da casa e mel. Já a Kalapa, parceira de longa data, marca presença no prato Língua estrangeira, em que a carne braseada é servida com chocolate Kalapa 65%. No Filé, Cana e Café, o café especial é da Cria Cafés, que também está na mostra com um espaço próprio. A Ciacarne forneceu a carne de porco usada em preparos do menu.
Entre os bastidores da criação, nomes como o artista e cozinheiro Shima, parceiro de longa data, colaboraram com o desenvolvimento dos pratos, e a estrategista criativa Fernanda Brugger coordenou o processo a distância, de Berlim.
Sá Marina também levou para o restaurante seus próprios parceiros. O Tropeço, uma das sobremesas mais comentadas, é feito com queijo Minas artesanal da Queijaria Macaúba, premiado no Brasil e no exterior e consagrado pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. “É um queijo de leite cru, casca florida, maturado com o tempo e coberto de vida. É com ele que faço o doce de queijo em calda — uma receita simples e afetiva, que tropeça no açúcar e transforma a sobremesa em surpresa”, explica.
Com apenas dois meses de preparação, o MINÉRA se tornou um dos espaços mais concorridos e comentados da CASACOR Minas 2025. Um restaurante que é, acima de tudo, expressão de uma cozinheira que sabe transformar urgência em criação, tradição em novidade, e Minas em mesa.
Serviço
Minéra Casacor Minas 2025
15/08 a 05/10/2025
Rua da Bahia, 2020 – Lourdes
Terça a sexta de 17h30 às 22hs
Sábado de 12h às 22 hs
Domingo de 12h às 17h
*entrada indepedente, não é preciso pagar ingresso para mostra