O Ginásio Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho) volta a receber a festa junina mais tradicional de Belo Horizonte neste sábado (19) e domingo (20), quando o Arraial de Belô chega ao seu último fim de semana. O ginásio e sua esplanada, que já receberam um público animado nos primeiros dias, se transformam novamente em cenário para shows gratuitos, apresentações de quadrilhas e a já famosa Vila Gastronômica.
No primeiro final de semana, 29 quadrilhas coloriram a arena, com direito a arquibancadas lotadas para as competições do Grupo de Acesso, do Grupo de Disputa e shows de Mariana Aydar, Naiara Azevedo e Alan e Alex na esplanada externa. Agora, a programação reserva as disputas mais aguardadas do concurso e nomes consagrados da música brasileira para encerrar a 46ª edição em grande estilo.
Concurso de quadrilhas
O ponto alto do Arraial continua sendo o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, que entra agora em fase decisiva com as apresentações do Grupo Especial. Ao todo, 16 quadrilhas disputam o título em espetáculos marcados por enredos criativos, coreografias sincronizadas e muita tradição..
Vila Gastronômica
Na área externa do ginásio, a Vila Gastronômica segue funcionando como um convite para permanecer mais tempo na festa. Mesas coletivas, iluminação aconchegante e barracas com pratos típicos dão ao espaço um clima de praça do interior.
Bares conhecidos do Mercado Central, como Casa Cheia, Bar Mané Doido, Lá no Mercado, Bom Grill e Bar Zé da Onça, marcam presença ao lado dos vencedores do 6º Concurso Prato Junino, que este ano homenageia a afro-gastronomia da capital. Além da experiência gastronômica, o público pode aproveitar brincadeiras tradicionais das festas juninas, como touro mecânico, pescaria e correio elegante. Neste segundo fim de semana, a programação também contará com aula aberta de forró, promovendo ainda mais interação e animação entre os participantes.
Infraestrutura e comodidade
Pensado para proporcionar conforto e boa experiência ao público, o Arraial de Belô conta com uma infraestrutura planejada para grandes eventos. A área externa do Mineirinho se destaca pelo entorno arborizado, que garante um clima mais agradável e acolhedor. O evento oferece banheiros, arquibancada coberta com ótima visibilidade, amplas áreas para circulação e um esquema de segurança reforçado. A acústica da área, elogiada por artistas e pelo público, contribui para uma experiência de alta qualidade. Para facilitar o acesso, continua em operação a linha especial MOVE 55 (Mineirão/Savassi – via Centro), com suporte da BHTrans para manter o trânsito fluindo no entorno.
Segurança e tranquilidade para o público
A atuação integrada da Guarda Municipal, com patrulhamento a pé e presença ativa no entorno do Mineirinho, reforçou a sensação de segurança e acolhimento. Além disso, mais de 280 orientações foram realizadas junto ao público, alertando sobre cuidados com objetos pessoais e atitudes preventivas em ambientes com grande circulação. O apoio à fluidez do trânsito e a presença de um Posto de Comando virtual contribuíram para respostas ágeis, por um ambiente seguro e organizado para todos os frequentadores.
Sábado, 19 de julho – Fafá de Belém é destaque da noite
O sábado promete ser um dos pontos altos do Arraial de Belô, com a apresentação especial de Fafá de Belém às 22h30, no Palco Coreto da Caixa. O dia começa com o Concurso Municipal de Quadrilhas, que reúne grupos tradicionais como Milho Verde, Sol Nascente, Renascer Junino e São Mateus. A programação musical inclui nomes como Carlim Alves, Ponto Nordeste, Trio Lampião e o aulão de forró com o Professor Guilherme Veras. A festa começa às 15h e segue até 0h30 com o encerramento oficial.
Quadrilhas: Balão Dourado – Infantil, Milho Verde, Sol Nascente, Pé Rachado, Renascer Junino, Sangê de Minas, Arriba a Saia, Fogo de Palha, São Mateus
Shows: Forró Sound System, Aulão de Forró com Professor Guilherme Veras, Carlim Alves, Ponto Nordeste, Trio Lampião, DJ Veras, Fafá de Belém
Domingo, 20 de julho – Geraldo Azevedo encerra o fim de semana com chave de ouro.
No domingo, a estrela da noite é o cantor Geraldo Azevedo, que sobe ao palco às 22h30 para embalar o público com seus clássicos da música brasileira. O concurso de quadrilhas continua com grupos tradicionais como Trem D’Minas, Vaca Loka e Feijão Queimado. A programação no Palco Coreto da Caixa conta ainda com Thiago Randazzo, DJ Adriano e a Orquestra Mineira de Viola, além de um aulão de forró com a Professora Viviane Pernambuco. A programação se inicia às 15h e se estende até 0h30.
Quadrilhas: Sol Nascente – Infantil, Tradição Mineira, Trem D’Minas, Vaca Loka, Luar do Sertão, Pipoca Doce, Nova Geração, São Gererê, Feijão Queimado
Shows: DJ Gui Black, Aulão de Forró com Professora Viviane Pernambuco, Thiago Randazzo, DJ Adriano, Orquestra Mineira de Viola, Geraldo Azevedo
SERVIÇO
Evento: 46º Arraial de Belô
Data: 19 e 20 de julho de 2025
Local: Mineirinho – Av. Antônio Abrahão Caram, 1000 – São Luiz, Pampulha, BH
Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirar ingresso no local.
Estacionamento: 19/07 (sábado) das 15h às 01h30 e 20/07 (domingo) das 13h às 01h30
Portão 3, Avenida Chafir Ferreira, 495. Pagamento no local. Vagas Limitadas.
Realização: Prefeitura de Belo Horizonte / Belotur
Programação completa: https://portalbelohorizonte.com.br/arraial/2025/programacao