terça-feira, julho 2, 2024
HomeNoticiasEmpresasMinascentro, em parceria com o Mercado Central, recebe as comemorações de 2...

Minascentro, em parceria com o Mercado Central, recebe as comemorações de 2 anos da Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade

O projeto, que traz a Mineiridade em toda sua concepção, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Empresa Mineira de Comunicação para promover a riqueza da cultura mineira. Evento é gratuito e acontece nos dias 16 e 17 de setembro, de 10h a 18h, e reúne 100 expositores mineiros de diversos segmentos da economia criativa do estado

A Mineiridade não parte de algo abstrato, ela faz parte do caldo cultural que envolve os mineiros e se desenvolveu a partir da confluência dos saberes de matrizes africanas, das tradições indígenas e de tantas outras culturas. A Mineiridade está no modo de se tocar viola, nas rezas, no congado, nas folias de minas, nas benzedeiras, na cozinha mineira, no acolhimento de um povo. É onde as próprias interações do cotidiano e da formação cultural são transpostas da coletividade, do fazer prosaico da vida cotidiana, para a ação, rememorações e modos de agir e fazer cultural. A partir dessa concepção, a Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade leva para o Minascentro, nos dias 16 e 17 de setembro, de 10h às 18h, 100 expositores de diversos segmentos da economia criativa e da cultura de Minas Gerais para promover o que o estado mineiro possui em toda sua pujança cultural. O evento é gratuito e inaugura a parceria do projeto com o Minascentro e o Mercado Central.

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais, as comemorações de 2 anos da Feira Mostrô levam para o centro de Belo Horizonte produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes mineiros. A programação conta com o show da banda BR Saideira que fará um tributo a banda Skank e oferece ao público a diversidade da gastronomia, do vestuário, do artesanato e de outros segmentos da cultura do estado.

“A Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade tem como objetivo ser um importante vetor e propagador da economia criativa e da riqueza cultural de Minas Gerais. Para isso, convidamos 100 expositores de diversos segmentos da cultura da Mineiridade, como a gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, design e literatura. Também possibilitamos uma programação recheada de atividades e entretenimento. Nossa proposta tem como norteador promover a mineiridade em todas as suas instâncias e abarcar a moda, a cozinha, a música e tudo o que o estado mineiro traz de legado para a cultura brasileira. A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Empresa Mineira de Comunicação é um reconhecimento para as ações desenvolvidas pela Mostrô e estar num equipamento cultural e histórico que transpira a cultura mineira como o Minascentro com toda apoio do Mercado Central, é um privilégio para nós”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Mostrô BH.

A programação receberá ainda o projeto Biblioteca a Céu Aberto que fará nos dias 16 e 17 de setembro um piquenique literário com muitas estórias, trocas e doações de livros.

Sobre a Biblioteca a Céu Aberto:

Biblioteca a Céu Aberto, a primeira casinha inaugurada no dia 28 de agosto de 2022, nos jardins da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade -, celebra um ano e comemora suas conquistas. O projeto que nasceu com o propósito de levar leitura a todos, por meio da troca de livros, ganhou o coração dos belo-horizontinos e turistas.

Para comemorar essa data, os idealizadores e voluntários esperam os visitantes no segundo encontro literário que terá a tradicional troca de livros, a venda de mimos do projeto (camisas, canecas de porcelanas e marcadores de livros), cultura e muita interação. Uma das diretrizes da Mostrô e consumo consciente e o cuidado do “EU” tão largado pela correria do dia-a-dia. Para preencher essa valorização a programação receberá o terapeuta Vinícius Barbosa com quick massagem e terapias orientais a preços populares. Contaremos ainda com mais de 07 expositores do “desapega” dentre eles: brechós e antiquários. Essa edição receberemos os convidados digitais influencers para agregar ainda mais nessa comemoração especial. São eles: @kombinacomtudobh e @culturalizabh.

Serviço

FEIRA MOSTRÔ – MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA MINEIRIDADE

Datas: 16 e 17 de setembro Horário: 10h às 18h

Local: Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte/MG) – Entrada do evento pela Rua Santa Catarina

Entrada Gratuita

Informações para o público: Instagram: @mostrobh

 

MOSTRÔ BH – A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros. A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 70 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado.

MINASCENTRO – Reaberto em abril de 2022, sob gestão da iniciativa privada, o tradicional espaço no Centro da capital mineira ganhou nova pintura e infraestrutura mais moderna, tecnologia de ponta, ambientes versáteis e plurais. O consórcio Chevals/Perfil, ganhador da licitação de concessão promovida pelo Governo de Minas Gerais, tem foco em criar conexões e gerar negócios diversos, aliando a tradição, a história e o vínculo afetivo do espaço a uma gestão profissional e centrada na qualidade dos serviços e experiências do público.

Considerado patrimônio municipal, o edifício que abriga o Minascentro tem a fachada tombada, e o interior conta com ambientes multiusos, modulares e flexíveis, totalmente modernizados e preparados para abrigar eventos de diferentes formatos e dimensões. Dividido em três andares, numa área de mais de 23 mil m2, o local tem capacidade para receber até 8 mil pessoas simultaneamente, com destaque para o teatro que abriga até 1.600 convidados.

MERCADO CENTRAL – Com mais de 400 lojas, o Mercado Central é um ponto comercial de Belo Horizonte e recebe todos os dias da semana um público de todas as partes de Minas Gerais e do mundo, que consegue unir suas compras ao lazer e à diversão, percorrendo os corredores temáticos como o dos queijos, doces, artesanatos, ervas, raízes e artigos religiosos. Dentro do mercado existem praças, como a da feijoada e a do abacaxi em que os visitantes podem aproveitar a atmosfera do local. Lado a lado com bancas coloridas de hortifrutigranjeiros sempre frescos, o visitante dispõe de um completo estoque dos mais variados produtos típicos da culinária mineira. Dentre os produtos mais procurados estão a goiabada, a cachaça da roça e o famoso queijo minas

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments