O programa Minas Moda Autoral vai selecionar, por meio de edital, 20 pequenos negócios da Região Metropolitana de Belo Horizonte ligados aos segmentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias. A iniciativa do Sebrae Minas, que está em sua quarta edição, vai identificar e alavancar novas marcas mineiras no mercado, que priorizam a originalidade, personalização e criatividade dos seus designs. Interessados em participar do projeto podem se inscrever neste link.
O Minas Moda Autoral é destinado a empreendedores do setor alinhados aos conceitos de valorização do território, inclusão e diversidade, sustentabilidade, slow fashion (movimento valoriza a qualidade e a sustentabilidade na produção de roupas), economia circular e ancestralidade. As capacitações começam em abril e se estendem até junho deste ano. Na programação estão previstas a realização de workshops, mentorias coletivas e consultorias individuais (on-line e presenciais). A metodologia do projeto é desenvolvida pelo Sebrae Minas, com carga horária de 60 horas por empresa – individuais e coletivas.
Os participantes terão acesso a capacitações estratégicas em identidade e posicionamento de marca, gestão empreendedora e cultura da inovação, design como ferramenta de valor e comercialização e canais de vendas alinhados ao cliente ideal. “Esta iniciativa pretende identificar e alavancar novas marcas que reúnam originalidade e potencial para expandir mercado. Queremos aprimorar a gestão e o processo produtivo desses negócios para que possam criar estratégias comerciais efetivas, conquistar novos clientes e ampliar a competitividade no mercado”, afirma a analista do Sebrae Minas Kênia Cardoso.
Estímulo à moda em Minas Gerais
O programa de aceleração Minas Moda Autoral é dedicado a identificar e impulsionar novas marcas de moda em Minas Gerais. Para isso, oferece uma imersão de cinco meses com capacitações estratégicas em temas essenciais para o sucesso no setor, divididos em quatro etapas. A primeira delas será sobre o ‘Processo Criativo’, voltado para o desenvolvimento da criatividade, habilidades manuais, descoberta de estilos e talentos pessoais, além da capacidade de pesquisa. Na próxima fase, de ‘Criação’, os participantes serão estimulados a desenvolver novos produtos de uma coleção baseada em pontos estratégicos para comercialização, análise de dados, viabilidade produtiva e direcionamento da identidade estética.
Já na etapa de ‘Aceleração’ serão apresentadas estratégias de comunicação e posicionamento da marca, potencializando a identidade da empresa, a geração de valor e o relacionamento com os clientes em diferentes canais. Por último, será feito um mapeamento e gestão das atividades do processo de desenvolvimento de produtos, análise sobre a conformidade da proposta de valor oferecida ao mercado, além da adequação da oferta para o consumidor.
Reposicionamento, networking e capacitação
Em processo de reposicionamento da marca, a empreendedora de Belo Horizonte, Gabriella Santos, dona de um negócio de joias contemporâneas, participou da última edição do programa. Ela já havia buscado outras acelerações, mas ao conhecer o edital entendeu que o Sebrae poderia ser um importante parceiro para suporte e formação e abertura de novos mercados. “Para além disso, queria me conectar com outras marcas de moda da cidade. Estava em busca de networking e sanar dúvidas específicas que acumulei durante a gestão deste processo de reposicionamento”, destaca.
Segundo a empreendedora, a metodologia aplicada pelos mentores do programa é de fácil entendimento e aplicação. Ela ainda destaca que as planilhas de precificação e a metodologia de criação de coleções contribuíram para descomplicar estas etapas do trabalho.
“Entender sobre o que, e como criar para os diferentes clientes, além de como atuar para alcançar mais pessoas que se identifiquem com o perfil do negócio foi uma grande virada de chave. Confesso que imaginava o Sebrae como um parceiro inviável, com um modelo de gestão que não se encaixaria em uma empresa de menor porte, nem para a moda autoral. Foi uma grata surpresa vivenciar a potência desse suporte. Certamente, o Programa Moda Autoral foi uma grande contribuição para a marca”, finaliza.
SERVIÇO
4ª edição do Minas Moda Autoral
Prazo para inscrições: até 6 de abril
Resultado das empresas selecionadas: 11 de abril
Inscrições: neste link
Mais informações: (31) 3379-9605 (whatsapp)