Minas Gerais, julho de 2025 – A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, acaba de divulgar o ISM de junho, que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. Em Minas Gerais, o índice atingiu a marca de 104,11 pontos, apresentando um sutil crescimento de 0,13%, em relação a maio. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o índice avançou 4,52% no estado.
“Notamos um crescimento no Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), em Minas Gerais, nos últimos quatro meses, que pode estar atrelado a uma mescla de variações econômicas regionais. Por exemplo, o fato de o setor de serviços, que inclui comércio, transportes, entre outras atividades, ser um dos carros-chefe do crescimento do PIB do estado”, explica Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 13 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.