O Sempre um Papo – TCE Cultural estreia no dia 20 de outubro, segunda-feira, às 19h, com a presença do escritor moçambicano Mia Couto, que lança seu mais recente livro, “O Rio Infinito” (Companhia das Letras) e fala sobre o tema “Água, Solo e Gente”, no Auditório do TCEMG (Av. Raja Gabáglia, 1.315, Luxemburgo). A mediação da conversa será feita pela escritora e jornalista Leila Ferreira.
Os ingressos podem ser retirados com antecedência pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/sempre-um-papo-com-mia-couto-dia-20-10-as-19h/3161702?referrer=sempreumpapo.com.br
A proposta deste novo projeto é simples e potente: aproximar o TCEMG da sociedade, conectando os eixos técnicos de fiscalização às obras e reflexões de alguns dos principais escritores contemporâneos. Assim, os encontros unem palavra literária, conhecimento técnico e participação social, produzindo diálogo público qualificado e perene. É o dia-a-dia da instituição transformada em debates culturais acessíveis, mediados pela literatura e pela escuta cidadã.
As próximas atividades do Sempre um Papo – TCE Cultural já estão definidas: dia 28/10, Itamar Vieira Junior; 5/11, Conceição Evaristo e 10/12, Aílton Krenak. O projeto, em parceria com a Copasa, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, tem entrada gratuita, com inscrições via Sympla.
O presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, afirma que “o Tribunal de Contas de Minas Gerais marca uma nova etapa em sua caminhada nos 90 anos que celebramos este mês. Esta nova etapa é trabalhar a questão da literatura, a questão da arte, da escrita, com temas que são caros para essa gestão. Trazer este autores, como Itamar Vieira Junior para falar sobre a questão da terra, da garantia de direitos –, isso está na nossa temática programática, e também o problema da água, do solo, das enchentes. Então, é um novo jeito de fazer controle externo, discutindo e aprofundando temas de interesse da humanidade, do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, avançando no diálogo com a sociedade mineira”.
Convidados e temas:
Dia 20/10, às 19h – Mia Couto – O Rio Infinito
Tema: Água, Solo e Gente
Mediação: Leila Ferreira
Dia 28/10, às 19h – Itamar Vieira Junior – Coração sem Medo
Tema: Cuidar da Terra, Garantir Direitos
Mediação: Semayat Oliveira
Dia 5/11, às 19h – Conceição Evaristo – Canção Para Ninar Menino Grande
Tema: Educação, Afeto e Escola
Mediação: Afonso Borges
Dia 10/12 – Aílton Krenak – O Encenador e a Floresta (livro póstumo de João das Neves)
Tema: Justiça Climática e Territórios em Transição”
Mediação: Afonso Borges
Sobre o livro “O Rio Infinito”
A obra narra a história de uma aldeia mergulhada na escuridão após o desaparecimento do sol, e de uma mãe que, para manter viva a esperança dos filhos, recorre ao poder de contar histórias. Em meio ao medo e à incerteza, a palavra se torna alimento, ponte para o futuro e gesto de resistência.
Conceito
Ao reunir escritores de alcance internacional e nacional, o projeto mostra que a literatura pode ser chave para traduzir e debater políticas públicas. Os temas do TCE – da gestão da água às políticas para a infância, da regularização fundiária aos impactos da mineração – ganham nova dimensão quando mediados pela arte da palavra e pela escuta pública.
O Sempre um Papo – TCE Cultural fortalece o compromisso do Tribunal em aproximar-se da sociedade, exercendo seu papel fiscalizador de modo transparente e transformando a técnica em diálogo, a fiscalização em consciência e o controle em cidadania.
Serviço:
Sempre um Papo – TCE Cultural
De outubro a dezembro de 2025
Auditório do TCEMG (Av. Raja Gabáglia,1.315, Luxemburgo)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br