O Memorial Vale promove a oficina Voz-Tambor: Escuta e Imaginação, conduzida pela cantora e pesquisadora Fabiana Cozza, nos dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta, das 17h às 20h. A atividade oferece uma oportunidade para os participantes explorarem a relação entre o corpo, a voz e a música, com foco no uso dos tambores da diáspora africana para criar uma experiência de vibração e ressonância. O objetivo é permitir que os participantes se conectem com sua própria voz de maneira livre e sem tensões, por meio de exercícios que envolvem movimento, canto e ritmo. As inscrições para a oficina são gratuitas e limitadas, com prioridade para pessoas pretas, periféricas, LGBTQIAPN+ e indígenas. Os interessados devem se inscrever no site do Memorial Vale. A lista dos selecionados será divulgada até 19 de novembro de 2024
A oficina faz parte do roteiro especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra no projeto Memorial Vale Itinerante, que acontece em diferentes regiões de Belo Horizonte. Com atividades diversificadas, que vão desde apresentações musicais até oficinas de experimentação, a programação tem como objetivo celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira, enquanto o Memorial Vale passa por obras de renovação.
Baseada em jogos coletivos e atividades lúdicas que visam despertar as potencialidades vocais de cada participante, a oficina é destinada a todos os públicos e não exige conhecimento prévio em música. Ao longo dos encontros, os participantes terão a chance de explorar cânticos e cantigas brasileiras, sempre com uma abordagem sensível e respeitosa às diferentes formas de expressão vocal. O foco da atividade é proporcionar uma experiência de autoconhecimento e de descoberta da voz como ferramenta de expressão pessoal.
Sobre Fabiana Cozza
Fabiana Cozza é cantora, escritora e pesquisadora da música brasileira. Seu trabalho é conhecido pela qualidade técnica e pela interpretação das tradições musicais do país. Cozza recebeu dois prêmios no Prêmio da Música Brasileira: “Melhor Cantora de Samba” em 2012 e “Melhor Álbum em Língua Estrangeira” em 2018.
Memorial Vale Itinerante
O evento acontece durante a renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Minas Gerais Vale.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
SERVIÇO
Oficina: Voz-Tambor: Escuta e Imaginação com Fabiana Cozza
Dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta, das 17h às 20h
Local: Museu Mineiro — Av. João Pinheiro, 342, Belo Horizonte, MG, 30130-180
Inscrições: Gratuitas e limitadas (prioridade para pessoas pretas, periféricas, LGBTQIAPN+ e indígenas)
Inscrições online: https://form.jotform.com/243123124302034
ENTRADA GRATUITA