A partir do dia 22 de setembro, próxima quinta-feira, o Mercado Central de Belo Horizonte recebe a exposição “Cada esquina um horizonte”. Na oportunidade também será lançado o metaverso do Mercado Central. Os dois fazem parte das comemorações dos 93 anos do mercado, um ícone da capital mineira.
Com entrada gratuita, o público terá acesso a obras que transitam entre o mundo físico e o mundo virtual por meio de diferentes suportes como: papel, vídeo e ambiente virtual 3D. A exposição é composta por desenhos, animações, NFTs e metaversos, produzidos entre os anos de 2019 e 2022, por Maurício Magalhães Cascemiro (Mau), artista belo-horizontino autodidata e independente.
A exposição traz pontos de vista do artista sobre as relações humanas e o meio, principalmente as cidades e seus impactos na construção social. Ela permite que o público interaja com as obras por meio de uma interface que funciona como um jogo. Assim, unindo arte e tecnologia, o artista busca encantar e incitar a reflexão, através de experiências interativas e espaços imersivos, que compõem a narrativa de uma estória viva e em desdobramento, um folclore com olhar para o futuro.
Com o metaverso do Mercado Central de BH, Mau ressalta a importância do local como patrimônio histórico e cultural da cidade, que une tradição, contemporaneidade e inovação, promovendo um encontro de gerações. “Muito falado ultimamente, o metaverso ainda causa curiosidade na maioria das pessoas, a exposição chega para tornar essa tecnologia acessível a todos que desejam ter essa experiência. A ideia é promover, através de uma experiência artística híbrida, acessibilidade à cultura, arte e tecnologia de forma livre e gratuita, valorizando o Brasil e a nossa cultura”, destaca o Mau.
Por meio do site do artista (www.mau.ink), o público pode acessar a exposição virtual interativa e o metaverso, através de celulares, computadores, tablets e óculos de Realidade Virtual.
Sobre o artista
Autodidata e independente, Mau realiza há 14 anos, pesquisa artística que começou com a criação de um universo de desenhos no papel com tinta nanquim. Agora, combina seus desenhos feitos à mão com diversas tecnologias disponíveis, expandindo sua expressão artística de diversas maneiras.
O artista cria experiências imersivas e interativas e realiza intervenções híbridas de arte e tecnologia por meio de exposições, instalações urbanas e do desenvolvimento de espaços virtuais 3D (metaversos) com acesso livre e gratuito.
Exposição Física no Mercado Central de BH Datas: De quinta a domingo entre os dias 22 de setembro e 16 de outubro Horários: 8h às 18h (quintas, sextas e sábados) e 8h às 13h (domingos) Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte – MG (Espaço Cultural 4, no 2º andar) e no site do artista (www.mau.ink) Mais informações: |