O Memorial Escola, projeto do Memorial Minas Gerais Vale que une arte, educação e diversidade para valorizar a memória afro-indígena como experiência formativa, realiza sua última edição do ano entre 16 e 19 de dezembro, terça a sexta-feira, na EMEI Timbiras, em Belo Horizonte. Com o tema “Educação antirracista e cultura ancestral”, a iniciativa promoveu ao longo de 2025 uma agenda que aproximou o museu do cotidiano escolar e atendeu 19 mil pessoas com oficinas, vivências e ações culturais.
Na EMEI Timbiras, o encerramento do ciclo reúne intervenções culturais de musicalização infantil com a Cia Pé de Moleque, apresentação do cantor Flávio Cravo e oficinas que estimulam a escuta sensível e a experimentação estética. A instituição também ganhará um mural inédito da artista indígena Kakaw, cuja obra traz referências ancestrais e uma abordagem anticolonial que ressignifica os espaços urbanos e educativos.
Em 2025, o projeto consolidou sua presença em dez escolas públicas de Belo Horizonte e da região metropolitana, oferecendo uma programação contínua que integrou arte, ancestralidade e práticas pedagógicas. No período, foram realizadas 220 oficinas, 18 atrações culturais e 20 formações para professores, além da remuneração de 96 agentes culturais. Como marca permanente, 10 murais de grafite foram criados nas escolas participantes, fortalecendo o diálogo entre identidade, território e imaginação coletiva.
Memorial Vale Itinerante
Enquanto o edifício-sede do Memorial Vale passa por um processo de renovação e revitalização, o Museu continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com o Memorial Escola, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
Serviço
Memorial Escola – Edição EMEI Timbiras
Data: 16 a 19 de dezembro, terça à sexta-feira
Local: EMEI Timbiras – Belo Horizonte
Atividades: oficinas educativas, vivências culturais, apresentação de Flávio Cravo, musicalização com Cia Pé de Moleque e criação de mural de grafite por Kakaw )





