O Mamu (Morro Arte Mural) transformará áreas de descarte irregular em espaços revitalizados para a população do Aglomerado da Serra neste sábado, dia 13 de setembro. A ação acontece em áreas próximas à primeira, segunda e terceira águas da Serra, que na prática são mananciais de água que cortam o território e se tornaram símbolo da quarta edição do projeto. Essas águas, que por muitos anos abasteceram os moradores para cozinhar, tomar banho e lavar roupas, foram fundamentais para a vida no local. Ali, antes do cimento e do esgoto, haviam bicas, córregos limpos e a água brotando da terra. Com a canalização e o asfalto, essas fontes foram encobertas e parte de sua memória se perdeu.
“Hoje, ao revitalizar esses pontos, buscamos resgatar esse legado e reafirmar a importância da preservação das terras e águas da Serra”, explica Fatini Forbeck, diretora criativa do projeto. A ação acontece a partir das 8h e o ponto de encontro será no Beco Bela Vista, 56 – Vila Santana do Cafezal, no Aglomerado da Serra, onde os voluntários se dividirão em três grupos, cada um responsável por transformar um dos locais mapeados. A iniciativa é realizada com patrocínio da Cemig e governo do Estado, e conta com o apoio de lideranças comunitárias, da Associação Comunitária de Moradores da Vila Santana do Cafezal e SLU, que fará a retirada do material preparando o terreno para a mudança.
O projeto pretende ainda conscientizar que a população pode descartar o lixo que não é recolhido pelo caminhão de coleta nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), que são equipamentos públicos destinados a aceitar entulho, poda e terra, assim como pneus, colchões e móveis velhos. Existem 23 unidades em Belo Horizonte, uma delas está localizada na Avenida Mem de Sá, 1.860 – Novo São Lucas (perto da Adutora da Copasa). “O Mamu quer contribuir para orientar que cada cidadão pode fazer sua parte, destinando seus resíduos de forma correta”, declara.
Oficina de pintura para crianças – No mesmo dia, Raquel Bolinho, criadora do personagem Bolinho, realiza oficina de pintura com crianças. A ação irá promover o bem-estar e a autoestima ao permitir a expressão livre de sentimentos e ideias dos pequenos.
A ação acontece na rua da Água, a partir das 13h. Raquel possui mais de 600 obras espalhadas pelas cidades de Itabira, Belo Horizonte e na capital paulista. Ela ensinará às crianças técnicas profissionais de como se pinta um muro, passo a passo para criar efeitos especiais e outras maneiras de chegar ao desenho desejado, tudo isso de forma lúdica.
Para fechar o dia, o Grupo de Teatro ColetivANDU se apresenta na Rua da Água, às 17h.
Serviço 1: Mutirão do lixo e transformação do Aglomerado da Serra Data: Sábado, dia 13 de setembro Horário: A partir de 8h Local: Beco Bela Vista, 56 – Vila Santana do Cafezal, no Aglomerado da Serra |
Serviço 2: Oficina de pintura para crianças com Raquel Bolinho Data: Sábado, dia 13 de setembro Horário: A partir de 13h. Local: Rua da Água, no Aglomerado da Serra |