As leucemias são doenças malignas que afetam o sangue. Há diferentes tipos e todos têm possibilidade de cura. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos de qualidade e 100% gratuitos, a exemplo do trabalho realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O segundo mês do ano é dedicado à campanha “Fevereiro Laranja”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença e a importância da doação de medula óssea. Segundo a Estimativa 2026–2028: Incidência de Câncer no Brasil divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) na última semana, Minas Gerais tem uma taxa estimada de 3,91 casos para cada 100 mil habitantes. O Brasil deve registrar 781 mil novos casos da doença por ano até 2028.A hematologista da Unidade de Hematologia e Oncologia do HC-UFMG, Ana Beatriz Firmato Glória, explica que o acompanhamento e o tratamento de alguém adoecido pelas leucemias difere de acordo com o tipo da doença e, na leucemia linfoide crônica, da presença ou ausência de sintomas. “As leucemias agudas habitualmente se manifestam de forma muito rápida e progressiva, num tempo medido em poucos dias a poucos meses. As leucemias crônicas costumam ter um tempo maior de evolução de sintomas e muitas vezes são diagnosticadas em pacientes assintomáticos que fizeram um hemograma (exame que avalia as células sanguíneas) por outra causa qualquer”, disse.O HC-UFMG possui ambulatórios especializados em leucemias crônicas. Já pacientes com o tipo agudo da doença, obrigatoriamente, iniciarão o acompanhamento na unidade hospitalar. Esse tratamento pode ser inteiramente hospitalar ou misto, com fases ambulatoriais e outras hospitalares.

Quando há indicação de terapia medicamentosa, o HC-UFMG oferece a terapia definida pela padronização nacional que respeita as determinações do SUS. A instituição possui laboratórios de morfologia, imunofenotipagem, citogenética, biologia molecular e laboratório de anatomia patológica para análise das características das células doentes das leucemias. Também oferece exames de imagem, punção venosa periférica e de medula óssea. Em alguns casos, o transplante de medula óssea é indicado como parte do tratamento.

 

Assistência

Em Minas Gerais, outros hospitais da Rede Ebserh também oferecem assistência especializada pelo SUS. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) atende casos de leucemias agudas e crônicas, ofertando quimioterapia endovenosa, oral e subcutânea. Alguns casos de leucemias agudas, principalmente algumas apresentações da linfoide aguda, podem, em algum momento, precisar de radioterapia, que também está disponível no HC-UFU.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) é outra unidade da Rede Ebserh que trata casos de leucemias agudas e crônicas, oferecendo desde consultas especializadas a exames mais complexos, como biópsia de medula óssea.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here