Leda Maria Martins, poeta, ensaísta e dramaturga, lança A fina lâmina da palavra (Editora Cobogó), livro que reúne ensaios em que a autora realiza o que chama de “exercícios de pensamentos”, reflexões críticas sobre literatura, arte, teatro e visualidades. O lançamento acontece no dia 29 de novembro, às 11h, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913 – Savassi/Belo Horizonte), com entrada gratuita.
Na obra, a autora dialoga com nomes como Nelson Rodrigues (com Senhora dos Afogados), Machado de Assis, Solano Trindade, e também com projetos artísticos recentes, como os trabalhos de Sonia Gomes e Jota Mombaça.
No campo teatral, dedica atenção especial a produções contemporâneas de Jhonny Salaberg e Dione Carlos, aproximando a produção dramática do debate estético e teórico. O livro se configura como uma antologia da poética negra: é possível atravessá-lo como um conjunto articulado por conceitos como tempo espiralar, oralitura, encruzilhada e corpo-tela, que autoras negras vêm elaborando como chaves analíticas e produtivas no cenário artístico contemporâneo.
Trecho
“Neste couro branco do papel, nesses pergaminhos, o insubmisso trabalho com a retórica produz insurgências não apenas na inovação temática e social, mas, principalmente, na elaboração poética com as tecnologias da linguagem, que privilegia construções e formas de outras matrizes textuais, orais e escritas, dentre elas as dos repertórios e acervos africanos e afro-brasileiros, em experimentações que atravessam e incidem no cânone literário convencional, nele introduzindo novas perspectivas de elaboração e de criação dos idiomas estéticos, e que, transmutando gêneros e formatos, transformam a experiência criativa.”
Participações de destaque no lançamento
O lançamento contará com duas convidadas que enriquecem o diálogo da obra, a Doutora em Literatura Comparada pela UFMG, Maria Nazareth Fonseca e a dramaturga, roteirista, atriz e curadora, Dione Carlos.
Nazareth é figura referencial nos estudos de literaturas africanas de língua portuguesa e pesquisas sobre literatura afro-diaspórica. Em abril de 2025, foi agraciada com o título de Professora Emérita da UFMG, reconhecimento por sua trajetória acadêmica e contribuição ao pensamento sobre cultura negra no Brasil.
Dramaturga, roteirista, atriz e curadora, Dione é uma das vozes atuais mais potentes no teatro contemporâneo brasileiro. Com mais de 25 peças encenadas nacional e internacionalmente, ela atua também como roteirista em televisão e projetos culturais de relevância nacional. Sua dramaturgia discute identidades negras, memória ancestral e estruturas de poder, dialogando diretamente com os conceitos de Leda Martins.
Sobre a autora
Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. Poeta, ensaísta, dramaturga e professora, é doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University (NYU) e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte. Sua obra já foi tema dos simpósios Spiraling Time: Intermedial Conversations in Latin American Arts (Universidade da Califórnia, Berkeley, 2013) e Leda Maria Martins: Pensamentos e Poéticas (Universidade de Brasília/Universidade Federal da Bahia/Universidade Federal de Sergipe, 2021, 2022 e 2023). Docente aposentada da UFMG, foi também docente da Universidade Federal de Ouro Preto e Professora Visitante da Tisch Shool of the Arts e da Universidade Federal Fluminense. Pela Cobogó publicou Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (2021). Entre outros livros de sua autoria estão O moderno teatro de Qorpo-Santo (Ed. UFMG, 1991), A cena em sombras (Perspectiva, 1995/2023) e Afrografias da memória (Perspectiva e Mazza Edições, 1995/2021), além dos livros de poesia Cantigas de amares (publicação independente, 1981) e Os dias anônimos (Ed. 7Letras, 1999). Em 2017, em Belo Horizonte (MG), foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, que reconhece e celebra obras cênicas negras de todo o Brasil. Em 2022, Martins recebeu o Prêmio Milu Villela pela Fundação Itaú Cultural. Em 2023, foi outorgada com o Prêmio Mestre em Artes Integradas da Funarte. De 07 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025 foi homenageada com a Ocupação Leda Maria Martins pelo Itaú Cultural, em São Paulo. Ainda em 2025, o livro Performances do tempo espiralar foi publicado pela Duke University Press com o título Performances of Spiral Time.
O livro A Fina Lâmina da Palavra foi realizado com patrocínio do BDMG, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Serviço
Lançamento do livro A Fina Lâmina da Palavra, de Leda Maria Martins
Participações de Maria Nazareth Fonseca e Dione Carlos
Data: 29 de novembro, sábado, de 11h às 14h
Local: Livraria da Rua – Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi, Belo Horizonte
Entrada gratuita
Informações: (31) 3500-6750 – @leda.maria.martins
Ficha técnica
| Título: A fina lâmina da palavra Autora: Leda Maria Martins
Idioma: Português Número de páginas: 264 Editora: Cobogó ISBN: 978-65-5691-179-3 Capa: Mariana Misk Encadernação: Brochura Formato: 14×21 cm Ano de publicação: 2025 Preço: R$ 92,00 CDD: 809 |





