No dia 03 de outubro, o Campus Belo Horizonte da Fundação Dom Cabral (FDC) recebe o lançamento do livro “Brand Publishing na Prática”, organizado por Paulo Henrique Ferreira, diretor executivo da Barões Brand Publishing, que reúne a expertise de 18 profissionais das áreas de comunicação e gestão de grandes marcas, como Vale, ENGIE e FDC. Um dos motes do livro é mostrar como a criação de conteúdos proprietários constroem confiança, geram engajamento real e produzem resultados sustentáveis.
O livro, publicado pela editora Robecca &Co, traz um prefácio escrito por Andrew McLuhan, do Instituto McLuhan, do Canadá, que estará presente no evento e ministrará uma palestra a partir das 9h. Andrew é referência mundial em estudos de comunicação e mídia, neto de Marshall McLuhan. O evento ainda terá um debate entre os coautores e sessão de autógrafo. Ele também estará disponível para entrevistas exclusivas com a imprensa na sexta-feira, dia 04 de outubro, pela manhã.
“O capítulo sobre Governança conecta com princípios acadêmicos. Mas isso não é sinônimo de teoria e burocracia, mas sim de processos e metodologia, dois elementos cruciais para uma boa performance. Sim, comunicação também demanda governança e em se tratando de uma estratégia de Brand Publishing esta é uma disciplina indispensável e uma das nossas preocupações quando criamos o hub de conteúdo da FDC, o Seja Relevante. Fico muito honrada em compartilhar com os leitores um pouco da minha experiência e todos os aprendizados que obtivemos até aqui”, afirma a gerente de comunicação corporativa da FDC, Luciana Alvarenga Machado, uma das co-autoras convidadas.
A publicação traz assim, não apenas teoria, mas a prática vivida por profissionais que já aplicam essa estratégia com sucesso e transformam marcas em legítimas publicadoras de conteúdo relevante.
Clique Para Download |
Além do evento na capital mineira, serão realizados outros eventos nas cidades do Rio de Janeiro (8/10) e São Paulo (10/10). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site livro.brandpublishirng.com.br.
Sobre o livro
Composto por 222 páginas, o livro é estruturado em quatro partes que cobrem desde os fundamentos estratégicos do brand publishing até a implementação e operação de plataformas de conteúdo. Os temas abordados incluem a governança de marca e a integração das lideranças ao processo de comunicação, além da distribuição e o uso de dados proprietários para a construção de audiência. A última parte apresenta cases de sucesso de marcas que já aplicam o brand publishing com notáveis resultados.
O livro é voltado para profissionais de comunicação, estudantes e gestores de empresas que buscam se aprofundar nas práticas e conceitos que vêm redefinindo o modo como as marcas se comunicam com seus públicos.
A publicação tem a coautoria de Aline Caio, Beto Francellino, Bruno Costa, Deborah Masiviero Huff, Gil Maranhão Neto, Guilherme Murtinho, Hamilton dos Santos, Joana Almeida de Carvalho, João Gabriel Pereira, Jorge Florêncio Ribeiro Neto, Leandro Modé, Leandro Provedel Kunzler, Luciana Alvarenga Machado, Nelson Valencio, Paulo Nassar, Queila Panhotta da Silva, Ricardo Sapiro e Rodrigo Conceição Santos.
O “Brand Publishing na Prática” é uma extensão de outra obra lançada por Paulo Henrique Ferreira, em 2023: “Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”.
Serviço
Lançamento do livro “Brand Publishing na Prática”
03/10 – A partir das 9h
Campus Belo Horizonte da FDC: Rua Bernardo Guimarães, 3.071 – Santo Agostinho – BH
Sobre a Barões
A Barões Brand Publishing é uma empresa especializada em brand publishing. Fundada em 2017, é uma “pure player”, pioneira na construção de ativos editoriais para marcas com autoridade institucional, técnica e comercial em seus setores de atuação. Com sua metodologia, a Barões atua no planejamento, implantação e operação de processos de brand publishing digitais e proprietários, que se estabelecem como plataformas robustas de comunicação editorial – com audiência legítima e com capacidade de tratamento de dados primários. Entre seus clientes estão organizações como ENGIE, Embratel, QuintoAndar, MRV, Fundação Dom Cabral, Banco Safra, Cooxupé, Marfrig, Beauty Fair, entre outras marcas que lideram seus respectivos segmentos, inclusive editorialmente.
Contato para imprensa
Joana Carvalho
(21) 98218-9697
Sobre a Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com 48 anos, que está entre as 10 melhores escolas do mundo de acordo com os rankings de educação executiva do FT 2024. Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.