Em Lagoa Santa, o som das crianças lendo em voz alta ganhou um novo significado: ele anuncia um futuro promissor. Em apenas seis meses de intervenção, a Secretaria Municipal de Educação, junto com as equipes pedagógicas, diretores e professores, conseguiu fazer com que 60% das crianças do 1º ano já estivessem lendo.
A título de comparação, segundo dados da última pesquisa Alfabetiza Brasil, 59% das crianças brasileiras estão lendo apenas no final do 2º ano, ou seja, em pouco mais de 6 meses Lagoa Santa alcançou, ao final do 1º ano, um percentual de crianças alfabetizadas que o Brasil alcança apenas ao final do 2º ano. Sem dúvidas, essa é uma conquista que merece ser comemorada.
E o resultado se torna ainda mais significativo quando consideramos que estamos apenas na metade do projeto com duração prevista de 1 ano letivo.
E a evolução não para no 1º ano. No 2º ano, também houve progresso importante: o percentual de alunos que atingiu o mínimo esperado nos testes subiu de 58% no teste 1 para 66,5% no teste 2, mostrando que a melhoria da aprendizagem está acontecendo de forma consistente também em outras etapas dos anos iniciais.
Esse avanço é resultado de um trabalho sério e conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Alfa e Beto (IAB). Este ano a rede municipal adotou uma metodologia que une ciência, gestão e acompanhamento próximo da secretária de Educação, dos professores e dos alunos. As ações se concentram em leitura, fluência e compreensão — mas o impacto vai muito além das letras.
Sabe o que esses números significam?
Significam que as crianças estão aprendendo a ler na idade certa e com mais segurança. Elas estão entendendo o que leem, escrevendo com mais facilidade e consequentemente ganhando gosto pelos estudos.
Resultados comprovados também nas avaliações externas
De acordo com a avaliação externa realizada pelo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) em outubro de 2025, na Rede Municipal de Lagoa Santa 68% dos estudantes do 4º ano estão com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. No 5º ano este índice é de 67%.
Este resultado representa um avanço significativo em relação ao desempenho do município no ano anterior, fazendo com que Lagoa Santa supere a média nacional de municípios do mesmo porte,
Esse desempenho é fruto do esforço da gestão, da adoção de boas práticas pedagógicas, do acompanhamento técnico e, principalmente, da integração efetiva dos professores no processo de ensino e aprendizagem.
Esses resultados mostram que as competências de leitura, fluência e compreensão textual estão sendo fortalecidas de forma consistente em toda a rede. Eles comprovam que as práticas estruturadas, aliadas ao acompanhamento pedagógico contínuo — implementados em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) — têm gerado impactos concretos e sustentáveis na qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Matemática também entra na rota do sucesso
Embora o foco principal seja a alfabetização, a intervenção também trouxe luz a desafios na área de Matemática, identificando uma defasagem de conteúdo a partir do 3º ano — especialmente em temas que não foram devidamente consolidados em períodos anteriores.
O Programa de Revisão foi implementado para recuperar aprendizagens não consolidadas e fortalecer as bases numéricas e operacionais nos anos iniciais. E os resultados já começam a aparecer: 80% dos alunos do
1º ano alcançaram mais de 70% de aproveitamento no teste de Matemática.
Os avanços também foram confirmados nas avaliações externas. No teste de Matemática do CNCA, a aprendizagem adequada em matemática passou de 34% para 62% no comparativo geral da rede em relação ao ano anterior, representando um crescimento de 28 pontos percentuais, enquanto a defasagem reduziu de 32% para 13%.
Educação que transforma vidas
Para o secretário de Educação de Lagoa Santa, Gabriel Mendes, os resultados são motivo de orgulho, mas também de compromisso. O município vive um novo tempo — um tempo em que as decisões são tomadas com base em dados, evidências e, acima de tudo, no olhar atento para cada criança.
Ele destacou o impacto positivo da nova política de alfabetização do município, implementada em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Mendes ressaltou ainda, que a adoção de um método estruturado, baseado em evidências científicas, já está gerando resultados promissores e elevando os índices de aprendizagem.
“Esses resultados estão ligados à mudança na nossa política de alfabetização. Com a parceria do Instituto Alfa e Beto, temos um método estruturado que auxilia o trabalho dos professores, indicando o melhor caminho para uma alfabetização de qualidade e auxiliando no planejamento das atividades. Como já conseguimos resultados com pouco tempo de parceria, tenho convicção de que esses índices de aprendizagem tendem a melhorar”, pontuou Gabriel.
A experiência de Lagoa Santa mostra que, quando escola, professores e gestão caminham juntos, o aprendizado acontece com mais qualidade. O futuro está sendo escrito agora — nas vozes das crianças que leem com alegria e nas mãos que, a cada dia mais seguras, desenham as letras do amanhã.
SOBRE O INSTITUTO ALFA E BETO:
O Instituto Alfa e Beto (IAB) é referência nacional em soluções educacionais baseadas em evidências científicas. Há mais de 20 anos trabalhamos para garantir que todas as crianças brasileiras tenham acesso a uma educação de qualidade.
O IAB trabalha com:
– Programas para Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais.
– Alfabetização na Idade Certa com o método fônico e ensino estruturado;
– Avaliações diagnósticas para tomada de decisões estratégicas;
– Formação de professores, de gestores escolares e acompanhamento técnico;
– Uso de tecnologia para auxiliar no ensino e garantir mais eficiência e inclusão.





