No dia 23 de outubro, o ator e dramaturgo mineiro Kauê Rocha estreia o espetáculo “Muitos Anos de Vida”, que inaugura o seu primeiro trabalho solo e celebra os seus 10 anos dedicados ao teatro. Mesclando humor ácido e comédia física, e lançando um olhar debochado para a luta de classes, a peça parte do ofício de um recreador de festas para exacerbar as constantes batalhas enfrentadas por algumas profissões. A dramaturgia, escrita por Kauê Rocha e desenvolvida a partir da imersão do dramaturgo no Núcleo de Pesquisas em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, foi concebida a partir da experiência do artista como recreador. A direção é da atriz e palhaça Letícia de Cássia.
“Muitos Anos de Vida” fica em cartaz de 23 a 25 de outubro, quarta a sexta, sempre às 20h, no Teatro de Bolso do Sesiminas. Valor do ingresso: R$15,00 (meia) e R$30,00 (inteira). Vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/98938/d/281166/s/1922634 e na bilheteria do teatro. O espetáculo é realizado com recursos de financiamento coletivo, que levantou o capital necessário para a execução do projeto.
O trabalho como recreador de festas garantiu a Kauê Rocha a subsistência financeira necessária durante sua formação universitária como ator. Na época, enfrentando semanalmente a brutalidade de alguns contratantes, sempre calcada na separação entre empregado e patrão, Kauê foi rascunhando causos e situações cômicas e inusitadas – e até surreais – que aconteciam nas festas de aniversário em que trabalhava. “O recreador é muito importante dentro de uma festa. Mas as pessoas exigem coisas absurdas. Nesse período em que trabalhei como recreador, que somaram mais ou menos 8 anos, acumulei situações que pareciam ser impossíveis de serem vividas, e fui registrando essas histórias. Mas foi em 2023, quando passei a me dedicar somente ao teatro e entrei para o Núcleo de Pesquisas em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, que o espetáculo começou a ganhar vida. Lá, orientado e incentivado pelo professor e diretor Vinícius de Souza, os meus rascunhos foram ganhando forma e resultaram em um texto para uma cena curta. Foi então que pensei em espichar o texto e escrever o meu primeiro espetáculo solo. Passei meses debruçados nas cenas curtas e nos rascunhos, até chegar a essa dramaturgia de vida”, conta Kauê Rocha.
Percebendo esse universo das comemorações como um organismo curioso, bizarro e vivo, o “Muitos Anos de Vida” é um arquipélago cênico dessas situações, capitaneado por um recreador exausto, o personagem Caio. “Nossa vontade é lançar para o espectador detalhes de um ofício belíssimo, mas invisível. Como diz Caio em certa cena: ‘você precisa dar conta de ser o agente que vai elevar o nível daquela festa a lugares de muito sucesso!’. Durante o espetáculo, eu brinco diretamente com o público, que se transforma nas crianças dessa festa. Assim, a gente convida todo mundo a entrar de cabeça com esse recreador nas dores e delícias de alguém que vive há muitos anos as loucuras daquela profissão”, explica Kauê Rocha.
Kauê Rocha conta que “Muitos Anos de Vida” marca três estreias: a sua primeira montagem solo; a primeira direção da atriz Letícia de Cássia; e o ponto de partida para a criação do núcleo cênico “Caixaria Teatro”. “Eu celebro 10 anos de carreira com esse espetáculo, que só foi possível de ser montado graças a uma campanha de financiamento coletivo, apoiada por 124 pessoas, que levantou o capital necessário para a execução do projeto. Com ele, nasce junto o início de um novo núcleo de criação, o ‘Caixaria Teatro’, justamente pela necessidade de abrir novos espaços de criação na cidade. Sem a necessidade de definir-se como grupo, cia ou coletivo, o ‘Caixaria’ é um espaço de mirabolâncias, trocas e investigações, orquestrado por mim, mas de portas escancaradas para quem quiser mergulhar nas buscas teatrais.”
Kauê Rocha é ator, professor de Teatro, palhaço e produtor cultural. Graduado em Teatro pela Universidade Federal de São João de del-Rei (UFSJ) e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Circulou
por mais de 10 festivais do interior de Minas Gerais com oficinas dedicadas à infância e juventude. É doutor-palhaço no Instituto HAHAHA, um dos grupos de palhaçaria hospitalar referência no Brasil. Foi um dos palhaços convidados do espetáculo Academia Brasileira de Bestas, do Grupo Trampulim e da Mostra Excêntrica, do Grupo Maria Cutia.
Letícia de Cássia é palhaça, atriz, cantora e professora. Graduada em Letras pela UFMG e formada em Teatro pelo Teatro Universitário da UFMG e pela Escola de Teatro da PUC Minas. Na palhaçaria, fez cursos e oficinas de formação com o Grupo Maria Cutia de Teatro, com o Grupo Trampulim e com Raquel Sokolowicz (atriz, diretora e docente de Buenos Aires – Argentina). Também atua como professora de Língua Portuguesa e compõe o elenco de peças, como a premiada Berenice e Soriano, dirigida por Fernanda Vianna. Muitos Anos de Vida é sua estreia como diretora.