Hoje em dia, não é fácil convencer crianças e jovens a se distanciar das telas e persistir na prática de atividades físicas. A solução é investir na criatividade e trazer para eles atividades que proporcionem diversão, autonomia, engajamento e propósito. O Colégio Santo Agostinho – Contagem é um exemplo de sucesso neste sentido. Tradicionalmente, a Escola realiza a semana de jogos escolares, conhecida como JISA e Jisinho, que está em sua 38ª edição.
“Para além do esporte, esta é uma oportunidade para a formação da sociabilidade e desenvolvimento pessoal dos estudantes. Isso acontece porque desde a escolha do tema, até a definição dos jogos, das regras de convivência e arbitragem, tudo é feito em parceria entre estudantes e professores”, conta a diretora da Unidade, Aparecida Debona.
Outro fator que atrai o interesse dos adolescentes é a possibilidade de, por meio dos jogos, discutir temáticas que atravessam o mundo do lazer, do esporte e da cultura. Em 2024, o tema que permeou os jogos escolares do Colégio Santo Agostinho – Contagem foi “Comum viver, o jogo da diversidade.”
“Afinal, estar junto é o saber mais básico de todos. No movimento, expressamos quem somos, reconhecemos nossas forças e fraquezas, somos ajudados e ajudamos mutuamente. São essas iniciativas que constroem o engajamento dos estudantes ao longo da semana”, pontua a diretora.
Ao todo, foram 1110 pessoas participantes dos jogos, contando com estudantes e professores que foram padrinhos e madrinhas das turmas de 1° ano do Ensino Fundamental 1, até a 3ª série do Ensino Médio (EM); 61 estudantes da 3ª série do E.M participaram como padrinhos e madrinhas do Jisinho e 35 estudantes da 1ª e 2ª série do E.M participaram como mediadores dos jogos.
De acordo com Leonardo Nunes, coordenador de Educação Física da Unidade Contagem, a cada ano, cerca de 20 modalidades entre esportes, jogos de mesa, brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e jogos eletrônicos são realizados. “As escolhas do Departamento de Educação Física dependem das subtemáticas propostas para cada ano e da faixa etária dos envolvidos. Nos preocupamos muito com a diversidade de possibilidades para que todos os estudantes possam se encontrar e conseguir jogar aquilo que gostam e se sentem à vontade”, explica.
Leonardo ressalta que o Colégio sempre disponibiliza nas propostas modalidades que são características dos povos originários, esportes adaptados para diversas deficiências e jogos cooperativos. “No Ensino Médio os estudantes participam de forma direta na escolha das modalidades, das regras e das dinâmicas da competição. Das 25 modalidades escolhidas, 10 são mediadas pelos próprios estudantes como peteca, Fifa, Just Dance, xadrez, truco, dama, imagem e ação, fut mesa, uno, perfil dentre outros”, conta.
Na cerimônia de abertura aconteceu a primeira competição. Na prova de cheerleaders, diversos estudantes do Ensino Médio se envolveram na construção de uma coreografia que envolvia as torcidas e contava a história daquela série para os demais alunos. “Competir, ganhar e perder fazem parte do jogo, assim como colaborar, participar, decidir e dialogar também. Crianças, adolescentes e jovens são mais favoráveis ao esporte quanto lhes damos oportunidade de construí-lo em conjunto”, enfatiza Leonardo.