segunda-feira, junho 30, 2025
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Jogos escolares do Colégio Santo Agostinho – Contagem proporcionam diversão, autonomia e sociabilidade

Hoje em dia, não é fácil convencer crianças e jovens a se distanciar das telas e persistir na prática de atividades físicas. A solução é investir na criatividade e trazer para eles atividades que proporcionem diversão, autonomia, engajamento e propósito. O Colégio Santo Agostinho – Contagem é um exemplo de sucesso neste sentido. Tradicionalmente, a Escola realiza  a semana de jogos escolares, conhecida como JISA  e Jisinho, que está em sua 38ª edição.

“Para além do esporte, esta é uma oportunidade para a formação da sociabilidade e desenvolvimento pessoal dos estudantes.  Isso acontece porque desde a escolha do tema, até a definição dos jogos, das regras de convivência e arbitragem, tudo é feito em parceria entre estudantes e professores”, conta a diretora da Unidade, Aparecida Debona.

Outro fator que atrai o interesse dos adolescentes é a possibilidade de, por meio dos jogos, discutir temáticas que atravessam o mundo do lazer, do esporte e da cultura. Em 2024, o tema que permeou os jogos escolares do Colégio Santo Agostinho – Contagem foi “Comum viver, o jogo da diversidade.” 

“Afinal, estar junto é o saber mais básico de todos. No movimento, expressamos quem somos, reconhecemos nossas forças e fraquezas, somos ajudados e ajudamos mutuamente. São essas iniciativas que constroem o engajamento dos estudantes ao longo da semana”, pontua a diretora.

Ao todo,  foram  1110 pessoas participantes dos jogos, contando com estudantes e professores que foram padrinhos e madrinhas das turmas de 1° ano do Ensino Fundamental 1,  até a 3ª série do Ensino Médio (EM); 61 estudantes da 3ª série  do E.M  participaram como padrinhos e madrinhas do Jisinho e 35 estudantes da 1ª e 2ª série do E.M participaram como mediadores dos jogos.

De acordo com Leonardo Nunes, coordenador de Educação Física da Unidade Contagem, a cada ano, cerca de 20 modalidades entre esportes, jogos de mesa, brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e jogos eletrônicos são realizados. “As escolhas do Departamento de Educação Física dependem das subtemáticas propostas para cada ano e da faixa etária dos envolvidos. Nos preocupamos muito com a diversidade de possibilidades para que todos os estudantes possam se encontrar e conseguir jogar aquilo que gostam e se sentem à vontade”, explica.

Leonardo ressalta que o Colégio sempre disponibiliza nas propostas modalidades que são características dos povos originários, esportes adaptados para diversas deficiências e jogos cooperativos. “No Ensino Médio os estudantes participam de forma direta na escolha das modalidades, das regras e das dinâmicas da competição. Das 25 modalidades escolhidas, 10 são mediadas pelos próprios estudantes como peteca, Fifa, Just Dance, xadrez, truco, dama, imagem e ação, fut mesa, uno, perfil dentre outros”, conta.

Na cerimônia de abertura aconteceu a primeira competição. Na prova de cheerleaders, diversos estudantes do Ensino Médio se envolveram na construção de uma coreografia que envolvia as torcidas e contava a história daquela série para os demais alunos. “Competir, ganhar e perder fazem parte do jogo, assim como colaborar, participar, decidir e dialogar também. Crianças, adolescentes e jovens são mais favoráveis ao esporte quanto lhes damos oportunidade de construí-lo em conjunto”, enfatiza Leonardo.

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
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