segunda-feira, outubro 20, 2025
HomeNoticiasEmpresasIntercâmbio nas férias pode ser uma boa oportunidade para aperfeiçoar ou aprender...

Intercâmbio nas férias pode ser uma boa oportunidade para aperfeiçoar ou aprender um novo idioma

Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio revela que 75% dos estudantes brasileiros sonham em estudar fora do país

Viajar para estudar no exterior pode proporcionar diversos benefícios para quem tem a oportunidade de vivenciar essa experiência. Crescimento pessoal e boa visibilidade no mercado de trabalho são alguns dos pontos positivos, além de ampliar o conhecimento de novas culturas, conhecer novas pessoas, aperfeiçoar um outro idioma, entre outros. É por esse motivo que a maioria dos estudantes brasileiros têm o plano de estudar fora do país – 75% deles, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio. O estudo também constatou que 15,4% dos interessados planejam fazer intercâmbio ainda no segundo semestre deste ano e 28,6% dos entrevistados pretendem viajar para outro país no 1º semestre de 2024.

Segundo o chefe acadêmico do Instituto Cervantes, Sergio Bermejo, estudar no exterior vai muito além de aprender um novo idioma. “Além do benefício de desenvolver e aperfeiçoar uma outra língua, ampliando a visibilidade no mercado de trabalho e na vida acadêmica, a experiência de vida e cultural que essas viagens trazem também são um ponto que merece destaque. Viver o dia a dia de um país diferente, conhecer seus costumes e sua história é uma experiência extremamente enriquecedora”, comenta.

Certificações de idioma

Vários países exigem formação mais avançada e certificação internacional do idioma para o exercício de algumas atividades. Por esse motivo, muitas pessoas ao se cadastrarem para concorrer às bolsas de intercâmbio, ingressar em cursos de graduação, ou até mesmo a uma vaga de emprego no exterior, são pegas de surpresa ao ser exigido apresentar a certificação de língua estrangeira. Os exames de proficiência garantem que o candidato tenha um certo domínio do idioma. Para difundir a cultura e o ensino de espanhol no Brasil, o Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, além de oferecer cursos de especialização no idioma, é o responsável por realizar os exames de proficiência.

O DELE é o diploma oficial que atesta o grau de competência e domínio do idioma. Ele é conferido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha e reconhecido internacionalmente entre instituições e autoridades educativas públicas e no meio empresarial e comercial.

Além do DELE, com o intuito de ajudar as pessoas que precisam receber a certificação em espanhol de forma mais ágil, o Instituto Cervantes, a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires idealizaram as provas do SIELE (Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola). A certificação oferece quatro modalidades e segue o Marco Comum Europeu de Referência (MCER). É completamente digital (inscrição, realização das provas, resultados e certificado) e os resultados saem em até três semanas (prazo máximo).

Cursos no exterior

Para ampliar a disseminação da língua e cultura espanhola, além dos cursos ministrados em sua rede de centros ao redor do mundo, o Instituto Cervantes organiza, todos os anos, em parceria com órgãos do governo e outras instituições, programas de cursos na Espanha, administrados a partir de sua sede.

Há opções em Alcalá de Henares, Granada, Madrid e Toledo. Em todos os casos, os programas promovem formação linguística, com sessões de formação em sala de aula na parte da manhã, e cultural por meio de imersão e visitas guiadas em locais de interesse cultural e turístico de cada cidade à tarde.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments