Integrado ao Sistema Fecomércio MG, o Sesc em Minas atingiu uma importante marca que comprova seu comprometimento com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Este ano (2025), a instituição tornou-se carbono neutro, segundo os critérios da Greenhouse Gas Protocol no Brasil (GHG).
Na prática, significa que o Sesc em Minas alcançou o equilíbrio entre as emissões de gases causadores do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2), e a adoção de medidas de compensação que visem à redução ou remoção desse gás da atmosfera, como a diminuição das emissões em seus processos e a compra de créditos de carbono.
O reconhecimento é fruto de um intenso trabalho realizado há anos na instituição, em conformidade com as metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos últimos anos, o Sesc em Minas se notabilizou por suas ações para a gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE), que incluem plantio de mudas, elaboração de inventário, compra de crédito de carbono, mudança de matriz energética, substituição do combustível da frota de veículos, entre outras.
Vale destacar ainda a atuação do Programa Ecos de Sustentabilidade em todas as unidades do Sesc no estado, cujo objetivo é promover a sustentabilidade institucional e a prestação de serviços direcionada para o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Além disso, o Ecos realiza mitigação de impactos socioambientais das atividades do Sesc, campanhas educativas junto às equipes profissionais e otimização de recursos.