Nos dias 7 e 14 de maio, a partir das 21h30, o Instrumental Sesc Brasil, contará com a apresentação dos shows do cavaquinista Henrique Araújo e do saxofonista Vinicius Chagas, respectivamente.
No domingo, dia 7, o programa exibirá o show “O Choro Negro” apresentado pelo bandolinista e cavaquinista Henrique Araújo. O espetáculo reúne composições apenas de compositores negros, como Pixinguinha, Laercio de Freitas, Anacleto de Medeiros, Bonfiglio de Oliveira. Na trajetória artística de Araújo, gravações ao lado de Zeca Pagodinho, Laércio de Freitas, Nelson Sargento, Zeca Baleiro e outros. Com a cantora Fabiana Cozza já gravou quatro discos e fez turnê pelo mundo. Também gravou o álbum O Choro do Sertão dedicado ao mestre Dominguinhos.
No repertório, estão composições como Choro Negro (Paulinho da Viola e Fernando Costa), Domingo no Orfeão Portugal (Paulo Moura) e Camarão (Henrique Araújo).
O show conta com a participação dos músicos: Marcelo Miranda (piano e violão), Henrique Araújo (Cavaquinho e bandolim), Wanessa Ferreira (contrabaixo acústico) e Xeina Barros (percussão), além da participação especial de Bira Nascimento (flauta transversal).
Já, no domingo seguinte, dia 14 de maio, às 21h30, será a vez de Vinicius Chagas no Instrumental Sesc Brasil. O programa exibe o show do compositor e saxofonista realizado em 26 de outubro de 2021, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo. No repertório, há canções autorais como Cats Jump, Eurotrip e Colágeno. Participam do show: Jonathan Vargas (piano e teclado), Vinicius Chagas (saxofone), Vanessa Ferreira (contrabaixo acústico), Lucas Gomes (trompete) e Silas Freitas (bateria).
Vale lembrar que os artistas também estarão presentes nos dias 7 e 14 de maio, às 21h, no programa Passagem de Som, que traz os bastidores dos shows. Henrique Araújo, por exemplo, comenta nesta gravação sobre o cenário de São Paulo e as várias manifestações do choro na capital paulista. No programa, é possível ouvir um pouco sobre o choro pela ótica do cavaquinista Rodrigo Moura, que comenta sobre o quanto acha maravilhoso fazer aulas na escola de choro, porque se aprende repertório.
Já o saxofonista Vinicius Chagas conta que toca desde os 12 anos, mas até começar foi um processo. Chagas diz que iniciou tudo quando um amigo o presenteou com um álbum do Charlie Parker e que, desde então, sempre estudou muito. O músico lembra no programa que gosta do jazz não como estilo musical, mas como abordagem musical. Para ele, jazz é um som, é música. Ele acha que não só o jazz, mas a música instrumental traz infinitas possibilidades, porque a palavra limita, por mais que se tenham percepções diferentes. Participam do programa Vitor Alcantara, Paula Valente e Jota P.
SERVIÇO:
Instrumental Sesc Brasil e Passagem de Som
Henrique Araújo
Estreia: 7/5, domingo, a partir das 21h
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim
Vinicius Chagas
Estreia: 14/5, domingo, a partir das 21h
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV no twitter: @sesctv
E no Facebook: facebook.com/sesctv
No Instagram: @sesctv