quarta-feira, julho 23, 2025
HomeNoticiasEstadoInstituto Federal de Minas Gerais celebra ex-professor centenário

Instituto Federal de Minas Gerais celebra ex-professor centenário

Aos 100 anos, Antônio Martins é homenageado por sua trajetória como aluno e professor da área de Metalurgia.

Um século de vida, uma história que atravessa gerações e se confunde com a própria trajetória da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais/Campus Ouro Preto. Assim pode ser resumida a jornada de Antônio Martins, ex-aluno e ex-professor da área de Metalurgia, da então Escola Técnica de Metalurgia e Mineração, homenageado em evento promovido pelo Campus.

Com apoio da Direção-Geral, a cerimônia aconteceu no Hub Francisca Mina e reuniu servidores, docentes, aposentados e colegas da área, em um encontro marcado por memórias, reconhecimento e gratidão. Martins completou 100 anos no dia 14 de junho e, mesmo após tantas décadas, segue presente na lembrança de quem conviveu com sua dedicação à escola e à formação de gerações de profissionais.

Sua trajetória com a instituição teve início em 1949, quando ingressou no curso técnico em Metalurgia, então ofertado pela Escola Técnica de Metalurgia e Mineração. À época, o campus funcionava nas dependências da Escola de Minas. Formou-se em 1951 e, anos mais tarde, retornou como professor da então Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP), atuando de 1967 a 1994.

Durante a homenagem, o professor Hugo Rafael Gomes, que representou o diretor-geral Reginato Fernandes, destacou o valor de ações como essa, que fortalecem a identidade institucional e preservam o legado dos que ajudaram a construí-la. “Parabéns  por esta iniciativa e por cultivarem esse carinho com os colegas, até para que as novas gerações vejam toda a história do curso, da escola, e ouvindo aqui alguns relatos, da própria indústria nacional. Senhor Antônio, estamos todos orgulhosos de compartilhar este momento”, afirmou.

O coordenador da área de Metalurgia, Daniel Fraga Pinto, também ressaltou a importância de reconhecer os que deixaram sua marca na história da escola. “Embora eu não tenha participado dos diversos casos que hoje foram contados aqui, acho importante lembrarmos de onde viemos e homenagear as pessoas que por aqui passaram e fizeram a diferença em nossas vidas”, declarou.

Trajetória

Antônio Martins nasceu em Cachoeira do Campo e é filho de Sebastião Martins da Silva e de Efigênia Anastácia Santiago. Foi interno do Colégio Arquidiocesano antes de iniciar seus estudos na Escola Técnica, incentivado pela médica Eponina Souza Ruas. Além da carreira como docente, contribuiu, em 2015, com o projeto  “A Escola Técnica de Metalurgia e Mineração de Ouro Preto: registros de história oral”, coordenado, àquela época, pelo professor e ex-diretor Arthur Versiani Machado. O material hoje integra o acervo do Laboratório de Memória Institucional e Pesquisa Histórica (Lamphis/CODEHCISA).

A entrevista gravada para o projeto será relembrada em breve, em uma edição especial da série “Eu faço parte desta história”

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments