Beatriz Lozano e Mirta Herrera – Divulgação.
Apresentação é encontro entre a soprano uruguaia Beatriz Lozano e a pianista argentina, Mirta Herrera
O Instituto Cervantes de Belo Horizonte promove um verdadeiro intercâmbio musical, no dia 18 de novembro, no palco do Teatro da Assembleia Legislativa de Belo Horizonte. A soprano uruguaia Beatriz Lozano e a pianista argentina, Mirta Herrera, se encontram no concerto “Do floreado da tonadilla espanhola aos ritmos da canção sul-americana”. A apresentação é gratuita e parte do projeto “Segunda Musical”, uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Instituto.
A dupla internacional possui currículo extenso. Beatriz Lozano, nascida no Uruguai, é bacharel em Canto pelo Conservatório Gioachino Rossini, na cidade de Pésaro, na Itália. Atualmente, é professora de Canto na Facultad de Artes, da Universidad de la República del Uruguay. Já Mirta Herrera nasceu em Buenos Aires, na Argentina, foi professora em conservatórios na Itália e na Suíça, e como solista e camerista, percorreu Ásia, África, Europa e Américas.
O concerto destaca um gênero musical bastante popular na Espanha do século XVIII, a tonadilla. Originou-se no teatro, como um tipo de canção curta e satírica e logo se espalhou para outros países coloniais espanhóis, como Cuba. Quanto aos compositores espanhóis, estão os célebres: Enrique Granados (1867, Lérida – 1916, Canal de la Mancha), Fernando Obradors (1897, Barcelona, – 1945 Barcelona) e Joaquín Turina (1882 Sevilla – 1949, Madrid).
Além disso, traz ícones da música sul-americana, como Astor Piazzolla (1921 Mar del Plata, Argentina – 1992 Buenos Aires, Argentina), que revolucionou o tango; Ernesto Lecuona (1895 Guanabacoa, Cuba – 1963 Santa Cruz de Tenerife, España), que fez grande sucesso com seu grupo Lecuona Cuban Boys; e Carlos Guastavino (1912 Santa Fe, Argentina – 2000 Buenos Aires, Argentina), reconhecido pelo seu estilo romântico.
SERVIÇO
Concerto “Do floreado da tonadilla espanhola aos ritmos da canção sul-americana”
Dia 18 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro da Assembleia Legislativa de Belo Horizonte
Rua Rodrigues Caldas, 30
Entrada gratuita