sexta-feira, agosto 22, 2025
HomeNoticiasEmpresasInstituto Cervantes apresenta ciclo de cinema gratuito que destaca grandes pintores...

Instituto Cervantes apresenta ciclo de cinema gratuito que destaca grandes pintores do Museu do Prado

Programação no Cine Santa Tereza mergulha na trajetória e obra de quatro mestres da pintura europeia

O Instituto Cervantes e o Centro de Estudos Europa Hispânica apresentam em Belo Horizonte, em parceria com o Cine Santa Tereza e com a UFMG, o ciclo de cinema “Grandes Pintores do Museu do Prado”, de 20 a 22 de agosto. A mostra gratuita conta com quatro documentários dedicados a artistas cujas obras estão expostas no maior museu de Madrid e um dos mais importantes da Europa.

 

“Patinir, a invenção da paisagem”; “El Greco, pintor do invisível”; “Rubens, o espetáculo da vida e “Zurbarán e seus doze filhos” compõem um programa atrativo para espectadores de formações diversas, despertando o interesse tanto de especialistas quanto do público em geral. Com a participação de conservadores de museus e estudiosos de renome, os filmes permitem conhecer a trajetória e a obra de quatro grandes mestres da pintura por meio das coleções do Prado e de outros museus internacionais. Para a exibição em Belo Horizonte, contaremos com a colaboração de professores renomados da Faculdade de Belas Artes da UFMG, que comentarão cada uma das sessões.

 

Individualmente, esses documentários já fizeram parte da programação de museus e festivais como o Grand Palais e o Musée du Louvre (Paris), a National Gallery (Washington), a Frick Collection (Nova York), o Meadows Museum (Dallas), o Museo de Santa Cruz (Toledo), o Museu do Prado e o Museu Thyssen (Madrid), bem como da Seminci (Valladolid). Todos foram produzidos pelo CEEH em colaboração com o Museu do Prado, The Auckland Project e a Fundação El Greco.

 

Inaugurado em 1819, o Museu do Prado abriga hoje mais de 17 mil obras de arte e possui a mais importante coleção de arte espanhola do mundo, além de um panorama diverso que ilustra a história da pintura europeia. O ciclo de cinema propõe uma viagem por parte desse imenso acervo, mergulhando no legado de artistas que marcaram a arte ocidental.

 

SOBRE OS FILMES

 

Zurbarán e Seus Doze Filhos

O documentário conta a história e o significado de Jacó e Seus Doze Filhos, uma série de treze quadros pintados por Francisco de Zurbarán, em Sevilha, por volta de 1640. Mais tarde, como um gesto significativo em pleno debate sobre a lei de emancipação dos judeus ingleses, o bispo de Durham, Richard Trevor, adquiriu essas pinturas em 1756 e as pendurou em sua sala de jantar no Auckland Castle, onde ainda permanecem. Agora, graças à iniciativa de um financista da região, Jacó e Seus Doze Filhos se tornaram motor de regeneração de uma comunidade no norte da Inglaterra.

 

Patinir, a invenção da imagem

Joachim Patinir, que trabalhou em Antuérpia entre 1515 e 1524, foi o primeiro artista europeu especializado em pintar paisagens. Suas surpreendentes obras refletem a curiosidade pelo mundo natural, característica do Renascimento, e ao mesmo tempo evocam a ideia de um universo transcendental. O documentário aborda o enigma de um pintor cuja biografia é praticamente desconhecida e que revolucionou o mercado de arte e até mesmo o conceito de pintura nos primórdios do século XVI.

 

El Greco, o pintor do invisível

El Greco foi criador de uma nova linguagem artística. A partir de sua experiência com a pintura de ícones, seu grande feito foi traduzir os mistérios da religião em imagens, comunicando visões místicas de uma forma que já na época foi reconhecida como inovadora. O documentário explora como El Greco alcançou um estilo tão pessoal e quais foram as chaves de sua arte, que exerceriam uma enorme influência na pintura moderna a partir de 1860.

 

Rubens, o espetáculo da vida

Rubens foi, além de um artista de talento extraordinário, um homem de grande erudição, cortesão e diplomata comprometido. A vida lhe sorriu: estudou na Itália, frequentou as cortes europeias, relacionou-se com os grandes de sua época, viveu dois casamentos felizes, desfrutou da fama e acumulou uma fortuna considerável. Em meio à época de crise em que viveu, sua obra reafirmava os valores de um mundo que desaparecia pouco a pouco através do vigor de sua pincelada, do poder dos volumes e da força apaixonada de sua narrativa.

 

SERVIÇO

Mostra Pintores do Museu do Prado

20 a 22 de agosto de 2025

Local: Cine Santa Tereza

R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte

Gratuito

 

PROGRAMAÇÃO

20/8, quarta , 19h

El Greco, o Pintor do Invisível

(Miguel Ángel Trujillo | Espanha | 2014 | 52 min)

Sessão comentada

Classificação indicativa: 12 anos

 

21/8, quinta, 17h

Zurbarán e Seus Doze Filhos

(Arantxa Aguirre | Espanha | 2020 | 72 min)

Sessão comentada

Classificação indicativa: 12 anos

 

21/8, quinta, 19h

Patinir, a Invenção da Paisagem

(Miguel Ángel Trujillo | Espanha | 2007 | 50 min)

Sessão comentada

Classificação indicativa: livre

 

22/8, sexta, 19h

Rubens, o Espetáculo da Vida

(Miguel Ángel Trujillo | Espanha | 2010 | 50 min)

Sessão comentada

Classificação indicativa: livre

 

Sobre o Instituto Cervantes

 

O Instituto Cervantes é a organização pública internacional criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover universalmente o ensino, o estudo e o uso do espanhol e contribuir para a disseminação das culturas hispânicas.

 

Dependente do Ministério de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, colabora com instituições nacionais e internacionais de prestígio, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de garantir que os produtos e serviços relacionados ao espanhol sejam regidos por critérios de qualidade e de promover o encontro e o intercâmbio da cultura espanhola e pan-hispânica com outras culturas do mundo.

 

Em suas atividades, o Instituto Cervantes concentra-se principalmente no patrimônio linguístico e cultural comum aos países e povos da comunidade de língua espanhola. Está presente em mais de 90 cidades, oito delas no Brasil, em 45 países dos cinco continentes. Também possui duas sedes na Espanha, a sede central em Madri e a sede em Alcalá de Henares.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments