A arte é uma poderosa companhia e, por meio dela são produzidas conexões entre tempos, espaços, curas e feridas. Nesta perspectiva, a multiartista e arqueóloga Lara de Paula oferece a oficina gratuita Navegando em Artes Plurais em oito encontros – nos dias 8, 11, 15, 17, 22, 24, 29 e 30 de abril, sempre de 15h às 17h30 – em que serão apresentadas perspectivas críticas da produção de arte em diferentes linguagens, em especial de escrita criativa, a colagem e a declamação de poesia. Serão abordadas as temáticas de gênero e questão racial dentro das artes, além de vertentes de produção afrocentrada, tal como o afrofuturismo e a pretagogia. Os encontros serão presenciais no Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Funcionários – BH/MG. As inscrições podem ser feitas através de formulário on-line (https://linktr.ee/laradepaula) até próximo domingo, 6 de abril.
Para Lara de Paula, “fazer arte é uma forma de condensar alegria, dor e sentimento. É uma conversa ancestral entre tempos. Enquanto uma pessoa negra, vejo a arte como uma forma de conexão com um saber tradicional historicamente oprimido, uma ferramenta de resistência e expressão individual e coletiva”, afirma.
A atividade formativa Navegando em Artes Plurais tem como principal interesse a sensibilização, capacitação e reflexão na área de produção cultural associada às linguagens artísticas. A oficina de linguagens artísticas tem o intuito de incentivar o conhecimento e a sensibilização por meio da arte a partir da aproximação à linguagem poética e o estímulo à criatividade através da escrita criativa, produção de colagens físicas e digitais e na declamação de poesia. “Me faço valer das ferramentas que possuo, do meu lugar de fala e da minha própria estética para contribuir com a divulgação de obras e estilos de artistas afro-brasileiras, além de apresentar a quem participar do curso possibilidades de produções artísticas diferentes, engajadas e criativas, visando contribuir com o crescimento artístico pessoal de todas as pessoas envolvidas”, explica.
Pessoas interessadas em arte poderão se aproximar no módulo I Colagem – de métodos e técnicas de colagem analógica, demonstração de materiais e produção de colagens; Já no módulo II – Escrita criativa – a introdução à prática de escrita, tipos de escrita artística e proposta de exercícios individuais e colaborativos, além do módulo III, Declamação de poesia, a oportunidade de contato com produções artísticas em diversos tipos de oralidade, que vão do rap, declamação de poesia, cena curta. Além disso haverá execução de exercícios de declamação e apresentação poética oral.
QUEM PODE SE INSCREVER – Jovens (a partir de 14 anos) e adultos. A seleção será feita de modo a contemplar mulheres negras e pessoas LGBTQIAP+ e/ou em situação de vulnerabilidade social.
Navegando em Artes Plurais é realizada pela artista Lara de Paula com recurso da Lei Paulo Gustavo, edital LPG 07/2023 – Residência Artísticas em Artes e Técnicas na categoria 1 – Bolsa de residência artística, com o apoio do Museu Mineiro.
SOBRE LARA DE PAULA
“A pluralidade me é bem vinda e isso me afeta, e penso que foi o que fez de mim arqueóloga e poeta” – Lara de Paula é uma mulher negra que navega e ensina a navegar nas artes plurais. É criadora do conceito arqueopoesia desenvolvido no mestrado na UFMG, que consiste em uma proposta metodológica de confluência entre os universos arqueológico e poético, buscando explorar as possibilidades de diálogo dentro e fora do ambiente acadêmico, a partir da atuação em mídias sociais e diversos suportes artísticos, destacando-se a escrita, a declamação e a colagem. “Sou uma pessoa apaixonada pela companhia, pelas possibilidades e pelo movimento. Meu fascínio pelos desdobramentos das coisas, materiais e imateriais, guiaram minhas escolhas ao longo de minha trajetória”, reflete. A lente pela qual Lara vê o mundo é muito ajustada na potência das coisas de serem além daquilo que conseguimos captar ou traduzir. A poética do cotidiano nas miudezas, como alguém cantarolando na rua a mesma música que estamos ouvindo no fone, uma joaninha pousar no ombro no ponto de ônibus, uma sacola dançando no vento e conectar-se com alguém desconhecido como crianças ficam amigas num parquinho povoam seu imaginário e fazer artístico.
Lara de Paula Passos é setelagoana, nascida em 10 de maio de 1995. Multiartista, poeta, arqueóloga, escritora, colagista. Trabalha artisticamente com videoperformance, declamação de poesia, elaboração de projetos gráficos, cursos de declamação, escrita criativa e colagens. Membra co-fundadora do LANÇA- Laboratório Amefricano de Narrativas Construtivas na Arqueologia, do coletivo Luzias de Mulheres na Arqueologia e da Rede de Arqueologia Negra (NegrArqueo). Compõe algumas coletâneas literárias, dentre elas “Escritas femininas em primeira pessoa” (Oralituras, 2020); “CAROLINAS – A nova geração de escritoras negras brasileiras” (Flup e Bazar do tempo, 2021); e “POETAS NEGRAS BRASILEIRAS – uma Antologia (Editora Cultura, 2021). Em 2021, lançou seu primeiro livro solo intitulado “Nuvilíneas” (Alecrim Edições, 2021). Com mais de 250 exemplares vendidos, o Nuvilíneas foi viabilizado pela lei Aldir Blanc. Também é autora da Graphic Novel Por Um Fio (Kitembo edições do futuro, 2021), ilustrada por Will Rez. A partir da Arqueopoesia, propõe novas possibilidades de atravessamentos entre os universos arqueológicos e poéticos, e encara a escrita como uma ferramenta política de cura ancestral.
SERVIÇO
Navegando em Artes Plurais – 2ª Edição
Curso gratuito presencial
Inscrições: até 06 de Abril via formulário on-line
Local de realização: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Funcionários – BH/MG
Datas das oficinas: semana 1: (8 e 11/04); semana 2: (15 e 17/04); semana 3: (22 e 24/04) e semana 4 (29 e 30/04)
Horário: sempre de 15h às 17h30