Os interessados podem se inscrever gratuitamente entre os dias 8 e 31 de julho de 2025, exclusivamente pelo formulário online. Para validar a inscrição, é necessário preencher os dados pessoais e anexar os documentos exigidos no edital.
As bolsas têm carga horária de 10 horas semanais e os valores variam conforme a titulação dos candidatos aprovados, podendo chegar a até R$ 1.500,00.
Para participar da seleção, é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC nas seguintes áreas: Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Geologia Ambiental, Química Ambiental, Direito Ambiental, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Arquitetura e Urbanismo (com ênfase em sustentabilidade urbana), além de pós-graduação em qualquer área.
Também é exigida produção bibliográfica ou técnica na área de sustentabilidade ou experiência comprovada em ações e projetos relacionados, como Plano de Logística Sustentável (PLS), Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), entre outros. Experiência prévia em instituições públicas ou na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) também será considerada.
Processo de seleção
O processo seletivo será composto por duas etapas: análise documental e entrevista. O resultado final da etapa 1 (análise documental) será divulgado no dia 13 de agosto; enquanto o resultado da etapa 2, referente às entrevistas, será publicado em 28 de agosto. Já o resultado final do certame, com a classificação geral dos aprovados, será divulgado no dia 29 de agosto.
Todas as publicações oficiais serão publicadas no link: https://www.ifmg.edu.br/portal/diretoria-de-desenvolvimento-institucional-ddi/edital-699-2025.
As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail ddi@ifmg.edu.br.