Para celebrar o samba, seus bambas e as mulheres que carregam em si o legado e a força desse gênero tão essencial à identidade brasileira, o programa Sem Censura apresenta uma edição especial emocionante com o grupo Matriarcas do Samba nesta sexta (3), às 16h, na telinha da TV Brasil.

Com um bate-papo emocionante na bancada e performances sensíveis no palco, a edição temática da roda de conversa recebe Nilcemar NogueiraVera de Jesus e Selma Candeia, que são, respectivamente, netas de Cartola e de Clementina de Jesus e filha de Candeia.

A jornalista Katy Navarro comanda o especial nas férias de Cissa Guimarães. A produção ainda tem a presença do escritor Vagner Fernandes, biógrafo de Clara Nunes, que prepara o livro “Candeia-negro, é hora de acordar”, publicação sobre um dos ícones do samba que faria 90 anos em 2025. A debatedora é a jornalista Fabiane Pereira.

Além de contar boas histórias, o trio de convidadas recorda sucessos do cancioneiro nacional. Durante a apresentação, as artistas cantam clássicos como “Sorriso Negro”, consagrado na voz de Dona Ivone Lara; “Marinheiro Só”, de Caetano Veloso; “Tive Sim”, de Cartola; “O Sol Nascerá”, de Cartola e Elton Medeiros; “Testamento de Partideiro”, de Candeia; e “A Voz do Morro”, de Zé Keti, entre outras canções.

Herança musical como legado

As artistas trazem o samba no DNA e suas referências familiares ajudaram a compor a trajetória da MPB e da cultura popular. Inspirado na obra, nas lutas e conquistas de seus pais e avós, as divas decidiram se unir nos palcos para contar essa história por meio do grupo Matriarcas do Samba e honrar a herança como descendentes diretas de uma ilustre linhagem de sambistas.

Com a participação do grupo Matriarcas do Samba no programa, a emissora pública não reverencia apenas nomes imortais como Cartola e Candeia, mas também destaca a importância de mulheres que foram fundamentais para a construção e a proteção do gênero mais popular do país.

O Sem Censura valoriza a vida, a obra e o legado de personalidades como Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara. Ao lado de tantas outras, as pioneiras muitas vezes tiveram seus nomes invisibilizados pela história, mas são mulheres que nunca deixaram de sustentar a alma do samba.

Sobre o programa

No ar de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e com edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura é transmitido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

Nas férias da apresentadora titular Cissa Guimarães, a jornalista Katy Navarro comanda o programa. Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, a produção da TV Brasil comemora 40 anos no ar.

A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Sem Censura faz parte da programação da emissora pública desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle no comando da bancada.

Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify – https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here