O Grupo Galpão, uma das principais companhias de teatro do país, abre inscrições gratuitas para as oficinas de Gestão de Projetos Culturais nos dias 17 (Produção e gestão de grupos) e 18 de dezembro (Tecnologia da Cena), das 18h às 22h, no Centro Cultural Lindéia Regina, em Belo Horizonte (MG). As oficinas têm o objetivo de trocar experiências sobre o fazer teatral e dividir o conhecimento de gestão acumulado pelo Grupo Galpão nesses 42 anos de atuação. Cada oficina possui 30 vagas. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela plataforma sympla.com.br/grupogalpao. As oficinas têm interpretação em Libras.
As oficinas de Gestão com o Grupo Galpão são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Programação
Dia 17 de dezembro, das 18h às 22h
Onde: Centro Cultural Lindéia Regina
Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – bairro Regina – Belo Horizonte – MG
Classificação 18 anos.
Oficina “Produção e gestão de grupos”
Ministrada por Gilma Oliveira, coordenadora de produção do Grupo Galpão
Sinopse: A oficina tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da produção e gestão de grupos, realização de montagens de espetáculos e turnês, a partir de exposição de fatos reais retirados da trajetória e vivência nas artes cênicas. Apresentação das etapas de produção de turnês nacionais e internacionais, considerando o universo técnico destas etapas, como contratos, planejamento, orçamentos, liberações, cargas, roteiros, check-lists, cronogramas e logística de viagens, entre outros. Gilma Oliveira, graduada em Comunicação Social, é Coordenadora de Produção do Grupo Galpão desde 2000.
Público-alvo: atores, estudantes, educadores e pessoas interessadas em teatro.
Material: os participantes devem trazer caderno ou bloco de anotações.
Qualquer imprevisto que implique a desistência de participar da oficina deve ser informado para nossa equipe.
Sobre a ministrante:
Gilma Oliveira é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, é Coordenadora de Produção do Grupo Galpão desde 2000. Com vasta experiência em montagem e circulação de espetáculos, participou de diversas feiras e festivais internacionais de artes, como ISPA, VIA, PLATEA e MICSUR. Além das atividades ligadas à produção do grupo, onde ingressou em 1996 como produtora executiva, integra atualmente o Conselho Executivo do Galpão. É diretora da Gentil Produções, desenvolvendo trabalhos de produção e gestão nas áreas de eventos, editorial e de música.
Dia 18 de dezembro, das 18h às 22h
Onde: Centro Cultural Lindéia Regina
Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – bairro Regina – Belo Horizonte – MG
Classificação: 18 anos
Oficina “Tecnologia da Cena”
Ministrada por Rodrigo Marçal, coordenador técnico e técnico de luz, e Beatriz Radicchi, produtora executiva, do Grupo Galpão
Sinopse: A oficina é uma ação formativa que visa apresentar o universo dos bastidores do teatro e da relação entre a arte e a tecnologia por meio de quatro das áreas que envolvem o backstage: iluminação, sonorização, cenotécnica e produção técnica. Ministrada pelo ator e iluminador Rodrigo Marçal e pela jornalista e produtora Beatriz Radicchi, o curso apresentará elementos introdutórios e essenciais da prática profissional dos bastidores do teatro, a partir dos processos de trabalho desenvolvidos do Grupo Galpão.
Público-alvo: atores, estudantes, educadores e pessoas interessadas em teatro.
Material: Trazer caderno ou bloco de anotações
Qualquer imprevisto que implique a desistência de participação da oficina deve ser informado para nossa equipe.
Sobre os ministrantes:
Beatriz Radicchi é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pelo UNI BH. Realiza, desde 2002, trabalhos de arte, educação e assessoria na área cultural. Desde 2002 é Produtora Executiva do Grupo Galpão, com sede em Belo Horizonte, participando da circulação, turnês, manutenção, montagens, festivais, temporadas e estreias de espetáculos no Brasil e no exterior. De 2013 a 2016 foi sócia e Coordenadora de Produção da Variável 5, plataforma digital de crowdfunding (financiamento coletivo), que promoveu artistas relevantes no cenário cultural brasileiro e internacional em Belo Horizonte.
Rodrigo Marçal é bacharel em Engenharia de Produção (FUMEC), mestrando em Poéticas Tecnológicas (UFMG) e formado em Teatro no CEFART. Ganhou os prêmios de melhor Iluminador Teatro Infantil do FETO – BH 2006, o Usiminas SINPARC 2009 e 2010, o COPASA/SINPARC de 2013, o Prêmio Cenym 2020 de melhor iluminação e o Prêmio Siminaluz de iluminação Cênica 2021.Atualmente é coordenador técnico do Grupo Galpão de Teatro e ministra aulas de iluminação em diversos cursos em MG. Fundador da PRISMA Soluções Cênicas, trabalha como Iluminador e técnico em iluminação cênica com cia de dança, grupos de teatro, músicos, performers e artistas plásticos.
Sobre o Grupo Galpão
O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 42 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem.
Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua.
Fazem parte do Galpão Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
Ao montar espetáculos com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, além dos próprios integrantes, que também dirigem espetáculos do Grupo –, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor e investigação de linguagens, com um repertório com grande poder de comunicação com o público.
Seus trabalhos dialogam com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Serviço:
Oficinas de Gestão com o Grupo Galpão
Dias 17 e 18 de dezembro de 2024
Onde: Centro Cultural Lindéia Regina
Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – bairro Regina – Belo Horizonte – MG
17/12 – Oficina Produção Cultural – 18h às 22h
18/12 – Oficina Tecnologia da Cena – 18h às 22h
Inscrições: pela plataforma sympla.com.br/grupogalpao
Mais informações sobre as oficinas:
– Cada oficina possui 30 vagas e é presencial e gratuita.
– A inscrição é limitada à disponibilidade de vagas.
Caso, após a inscrição, o participante apresente quadros gripais, solicitamos que aguarde próxima oportunidade para participação.
– Classificação 18 anos
– Haverá envio de certificado digital para os participantes, através do e-mail cadastrado na plataforma Sympla.
Lei Federal de Incentivo à Cultura | Mantenedor: Instituto Cultural Vale | Apoio: Prefeitura de Belo Horizonte e Fundação Municipal de Cultura | Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.