sábado, dezembro 14, 2024
HomeEntretenimentoGrupo Galpão realiza oficinas de gestão gratuitas no Centro Cultural Lindéia Regina,...

Grupo Galpão realiza oficinas de gestão gratuitas no Centro Cultural Lindéia Regina, em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de dezembro. Inscrições pela Sympla.

Grupo Galpão, uma das principais companhias de teatro do país, abre inscrições gratuitas para as oficinas de Gestão de Projetos Culturais nos dias 17 (Produção e gestão de grupos) e 18 de dezembro (Tecnologia da Cena), das 18h às 22h, no Centro Cultural Lindéia Regina, em Belo Horizonte (MG). As oficinas têm o objetivo de trocar experiências sobre o fazer teatral e dividir o conhecimento de gestão acumulado pelo Grupo Galpão nesses 42 anos de atuação.  Cada oficina possui 30 vagas. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela plataforma sympla.com.br/grupogalpao. As oficinas têm interpretação em Libras.

 

As oficinas de Gestão com o Grupo Galpão são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Programação

 

Dia 17 de dezembro, das 18h às 22h

Onde: Centro Cultural Lindéia Regina

Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – bairro Regina – Belo Horizonte – MG

Classificação 18 anos.

 

Oficina “Produção e gestão de grupos” 

Ministrada por Gilma Oliveira,  coordenadora de produção do Grupo Galpão

Sinopse: A oficina tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da produção e gestão de grupos, realização de montagens de espetáculos e turnês, a partir de exposição de fatos reais retirados da trajetória e vivência nas artes cênicas. Apresentação das etapas de produção de turnês nacionais e internacionais, considerando o universo técnico destas etapas, como contratos, planejamento, orçamentos, liberações, cargas, roteiros, check-lists, cronogramas e logística de viagens, entre outros. Gilma Oliveira, graduada em Comunicação Social, é Coordenadora de Produção do Grupo Galpão desde 2000.

Público-alvo: atores, estudantes, educadores e pessoas interessadas em teatro.

Material: os participantes devem trazer caderno ou bloco de anotações.

Qualquer imprevisto que implique a desistência de participar da oficina deve ser informado para nossa equipe.

Sobre a ministrante:

Gilma Oliveira é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, é Coordenadora de Produção do Grupo Galpão desde 2000. Com vasta experiência em montagem e circulação de espetáculos, participou de diversas feiras e festivais internacionais de artes, como ISPA, VIA, PLATEA e MICSUR. Além das atividades ligadas à produção do grupo, onde ingressou em 1996 como produtora executiva, integra atualmente o Conselho Executivo do Galpão. É diretora da Gentil Produções, desenvolvendo trabalhos de produção e gestão nas áreas de eventos, editorial e de música.

 

Dia 18 de dezembro, das 18h às 22h

Onde: Centro Cultural Lindéia Regina

Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – bairro Regina – Belo Horizonte – MG

Classificação: 18 anos

Oficina “Tecnologia da Cena” 

Ministrada por Rodrigo Marçal,  coordenador técnico e técnico de luz, e Beatriz Radicchi, produtora executiva, do Grupo Galpão

Sinopse: A oficina é uma ação formativa que visa apresentar o universo dos bastidores do teatro e da relação entre a arte e a tecnologia por meio de quatro das áreas que envolvem o backstage: iluminação, sonorização, cenotécnica e produção técnica. Ministrada pelo ator e iluminador Rodrigo Marçal e pela jornalista e produtora Beatriz Radicchi, o curso apresentará elementos introdutórios e essenciais da prática profissional dos bastidores do teatro, a partir dos processos de trabalho desenvolvidos do Grupo Galpão.

Público-alvo: atores, estudantes, educadores e pessoas interessadas em teatro.

Material: Trazer caderno ou bloco de anotações

Qualquer imprevisto que implique a desistência de participação da oficina deve ser informado para nossa equipe.

Sobre os ministrantes:

Beatriz Radicchi é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pelo UNI BH. Realiza, desde 2002, trabalhos de arte, educação e assessoria na área cultural. Desde 2002 é Produtora Executiva do Grupo Galpão, com sede em Belo Horizonte, participando da circulação, turnês, manutenção, montagens, festivais, temporadas e estreias de espetáculos no Brasil e no exterior. De 2013 a 2016 foi sócia e Coordenadora de Produção da Variável 5, plataforma digital de crowdfunding (financiamento coletivo), que promoveu artistas relevantes no cenário cultural brasileiro e internacional em Belo Horizonte.

Rodrigo Marçal é bacharel em Engenharia de Produção (FUMEC), mestrando em Poéticas Tecnológicas (UFMG) e formado em Teatro no CEFART. Ganhou os prêmios de melhor Iluminador Teatro Infantil do FETO – BH 2006, o Usiminas SINPARC 2009 e 2010, o COPASA/SINPARC de 2013,  o Prêmio Cenym 2020 de melhor iluminação e o Prêmio Siminaluz de iluminação Cênica 2021.Atualmente é coordenador técnico do Grupo Galpão de Teatro e ministra aulas de iluminação em diversos cursos em MG. Fundador da PRISMA Soluções Cênicas, trabalha como Iluminador e técnico em iluminação cênica com cia de dança, grupos de teatro, músicos, performers e artistas plásticos.

Sobre o Grupo Galpão

 

O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 42 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem.

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua.

Fazem parte do Galpão Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Ao montar espetáculos com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, além dos próprios integrantes, que também dirigem espetáculos do Grupo –, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor e investigação de linguagens, com um repertório com grande poder de comunicação com o público.

Seus trabalhos dialogam com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

Sobre o Instituto Cultural Vale

 

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando  projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Serviço:

Oficinas de Gestão com o Grupo Galpão

Dias 17 e 18 de dezembro de 2024

Onde: Centro Cultural Lindéia Regina

Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – bairro Regina – Belo Horizonte – MG

 

17/12 – Oficina Produção Cultural – 18h às 22h

18/12 – Oficina Tecnologia da Cena – 18h às 22h

Inscrições: pela plataforma sympla.com.br/grupogalpao

Mais informações sobre as oficinas:

– Cada oficina possui 30 vagas e é presencial e gratuita.

– A inscrição é limitada à disponibilidade de vagas.

Caso, após a inscrição, o participante apresente quadros gripais, solicitamos que aguarde próxima oportunidade para participação.

– Classificação 18 anos

– Haverá envio de certificado digital para os participantes, através do e-mail cadastrado na plataforma Sympla.

Lei Federal de Incentivo à Cultura | Mantenedor: Instituto Cultural Vale | Apoio: Prefeitura de Belo Horizonte e Fundação Municipal de Cultura | Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments