Uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão, chega às cidades mineiras de Ibirité, Sarzedo e Betim. No dia 13 de novembro, às 20h, o Teatro Municipal de Ibirité recebe o espetáculo Cabaré Coragem, a mais recente montagem da companhia. Já nos dias 21 e 22 de novembro, as cidades de Sarzedo e Betim recebem o espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, que celebra o encontro do teatro com a música, nos dias 21 e 22 de novembro.  Em Sarzedo, será no Parque Cachoeira de Sarzedo, às 19h. Já em Betim, será no Casa da Cultura Josephina Bento, às 20h. As apresentações são todas gratuitas e contam com interpretação em Libras. Em cada cidade também haverá oficinas com o elenco do Grupo Galpão.

A turnê do Grupo Galpão em Ibirité, Sarzedo e Betim é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio exclusivo da Petrobras.

OS ESPETÁCULOS

Cabaré Coragem

Direção: Júlio Maciel

Estreia: 2023 | Duração: 110 minutos | Gênero: musical | Classificação: 16 anos

O mais recente espetáculo do Grupo Galpão, Cabaré Coragem, que teve sua estreia em 2023, vem circulando em várias cidades do Brasil e, também, do exterior. Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual. Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, no novo espetáculo, a ocupação de espaços alternativos, ao romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia, e convida o público a compartilhar da encenação.

Com direção de um de seus integrantes, o ator e diretor Júlio Maciel, o espetáculo conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia coletiva com supervisão de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal e, no elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara.  A mistura de experimentos resultou em um divertido e irônico show de variedades.

“De Tempo Somos – um sarau do grupo galpão”

Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

Estreia: 2014 | Classificação: livre | Duração:  70 minutos | Gênero: sarau literário musical

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro do teatro com a música, que se tornou marca registrada do grupo em seus 42 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops – além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.

O sucesso do sarau é tanto que rendeu até um registro fonográfico. Com treze faixas, o álbum “De Tempo Somos” traz a maioria das canções presentes no espetáculo, com direção musical e arranjos de Luiz Rocha. A produção musical ficou a cargo de Chico Neves, responsável por sucessos de artistas como Skank e Arnaldo Antunes.

SOBRE O GRUPO GALPÃO

O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 42 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem.

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua.

Fazem parte do Galpão Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Ao montar espetáculos com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, além dos próprios integrantes, que também dirigem espetáculos do Grupo –, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor e investigação de linguagens, com um repertório com grande poder de comunicação com o público.

Seus trabalhos dialogam com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

 GALPÃO EM NÚMEROS 

Fundação: novembro de 1982

26 espetáculos
15 projetos audiovisuais

2 000 000 espectadores

100 prêmios brasileiros

3000 apresentações
280 cidades

19 países diferentes

68 festivais internacionais

173 festivais nacionais

GRUPO GALPÃO

ELENCO

Antonio Edson – Arildo de Barros – Beto Franco – Chico Pelúcio – Eduardo Moreira – Fernanda Vianna – Inês Peixoto – Júlio Maciel – Lydia Del Picchia – Paulo André – Simone Ordones – Teuda Bara

 

CONSELHO EXECUTIVO

Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernando Lara, Gilma Oliveira e Lydia Del Picchia

 

EQUIPE GRUPO GALPÃO 

Gerente Executivo – Fernando Lara

Coordenadora de Produção – Gilma Oliveira

Coordenadora Administrativa – Wanilda D’Artagnan

Coordenadora de Planejamento – Alba Martinez

Coordenadora de Comunicação – Letícia Leiva

Coordenador Técnico e Técnico de luz  – Rodrigo Marçal

Produtora Executiva – Beatriz Radicchi

Técnico de Som – Fábio Santos

Técnico de Luz – Willian Bililiu

Supervisor administrativo – Cláudio Augusto

Assistente de Planejamento – Juno Carreño

Assistente de Comunicação – Fernanda Lara

Assistente Administrativo – Caroline Martins

Assistente de Produção  – Zazá Cypriano

Assistente Técnico – William Teles

Serviços Gerais – Danielle Rodrigues

Identidade Visual – Filipe Lampejo, Vinícius de Souza e Rita Davis

Design gráfico – Cintia Marques

Assessoria de Imprensa – Polliane Eliziário – Personal Press

Comunicação digital – Rizoma Comunicação & Arte

Assessor Contábil – Wellington D’Artagnan

Gestor Financeiro de Projetos – Artmanagers

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.

A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

Lei Federal de Incentivo à Cultura | Patrocinadora Oficial: Petrobras | Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here