A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, entregou à comunidade de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, neste sábado (14/12), a restauração da Igreja Sagrado Coração de Jesus. As obras culminam a celebração dos 90 anos da Igreja, completos esse ano e integram a segunda etapa do projeto Patrimônio Vivo, uma iniciativa da empresa de valorização da memória e incentivo à cultura mineira e ao turismo no interior do estado. No total, serão investidos R$ 15 milhões em ações de revitalização e manutenção local.
Além da restauração da igreja, que data de 1934 e tem extensão de 1.239,58m², também foi concluída a revitalização do paisagismo, com 8.274m² de área, drenagem e pavimentação do entorno.
Ao lado da igreja está sendo construída uma área de convivência, com salas, vestiários e cozinha, preparada para receber as festas tradicionais da comunidade, como as dos Sagrados Corações de Maria (maio) e Jesus (junho). O coreto também será revitalizado e o novo espaço contará agora com cerca de 406m², incluindo a criação de 25 vagas de estacionamento.
Todo o projeto de restauração foi desenvolvido em parceria com a comunidade, com atenção especial às memórias dos moradores e ao atendimento das necessidades atuais para melhor acolhimento das festas tradicionais, recepção de moradores e turistas.
“É com muita satisfação que entregamos mais essa etapa do projeto Patrimônio Vivo. É um presente para a comunidade em um ano especial, em que a igreja completa seus 90 anos. Esse é um projeto de resgate e valorização da cultura e patrimônio construído a muitas mãos para preservar a memória dos moradores, a rica cultura local e fomentar o turismo e a economia da região”, destaca Wendel Gomes, diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau.
A presidente da Associação de Moradores de Miguel Burnier, Vânia Vicente, falou sobre a alegria de ver a igreja revitaliza, recebendo a comunidade e suas manifestações religiosas e culturais. “Estamos muito felizes com a entrega da igreja, com a revitalização do centro de convivência e com a obra do paisagismo. Eu fico muito feliz e agradeço à Gerdau em nome da comunidade. É uma é uma forma muito boa de preservar o patrimônio”, agradeceu.