Encontro acontece na Escola Guignard e faz parte da Ação Educativa da 3a edição do projeto
Na próxima segunda-feira, 6 de novembro, a FLAC realiza a roda de conversa “arte contemporânea e imediações: Aos espíritos minerais”, com Luana Vitra. A artista participou da primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea e este ano foi indicada ao Prêmio Pipa. Ela é também uma das artistas que participam da 35ª Bienal, que acontece em São Paulo até 10 de dezembro de 2023.
A conversa será no auditório da Escola Guignard/UEMG, às 19h, mediada pelos curadores desta edição da FLAC, Júlio Martins e Soraya Martins. Também contará com a participação do educador Eduardo Martins, que integra a equipe da Ação Educativa da FLAC. Coordenada por Marci Silva, a Ação Educativa desta edição da Feira traz a temática “arte contemporânea e imediações” como instigação central para as rodas de conversa, visitas temáticas e mini oficinas previstas na programação. ..
Sobre Luana Vitra
Luana Vitra (Contagem, MG, Brasil, 1995) nasceu e cresceu no estado de Minas Gerais, numa região conhecida por paisagens naturais monumentais e marcada de modo profundo pelas atividades industriais da mineração. Experimentou desde sempre, portanto, as diversas manifestações possíveis do ferro e da fuligem. Gestada entre a marcenaria — pelo lado do pai — e o manejo das palavras — pela parte da mãe —, sua prática parte de processos que reconhecem as qualidades físicas e os contornos sutis da matéria, e investigam a infusão psicoemocional das paisagens. A partir de composições realizadas com uma ampla gama de materiais, seus objetos e instalações reconfiguram símbolos universais e elaboram outros, especialmente investidos nas qualidades da matéria, evocando poesia, discutindo subjetividades e suscitando questionamentos políticos. Seus trabalhos já foram apresentados em espaços como MAM- Rio (Brasil), South London Gallery (Inglaterra), MASP (Brasil), Javett Up (Pretoria, África do Sul) e Framer Framed (Amsterdã, Holanda).
Sobre a 3a edição da FLAC – Feira Livre de Arte Contemporânea
Desde 2017, a FLAC – Feira Livre de Arte Contemporânea aproxima o público dos artistas visuais mineiros e suas obras, rompendo com o senso comum de que a arte contemporânea é inalcançável, seja pelo preço, seja pelo acesso simbólico.
Em sua terceira edição, a Feira será no formato de exposição, sendo que uma obra de cada artista selecionado/a por meio da convocatória estará exposta na Galeria de Arte Mama / Cadela, entre os dias 23 e 26 de novembro. Todas as obras estarão à venda na mostra, e as demais obras estarão disponíveis no site da FLAC.
“Para a FLAC sempre foi uma premissa a valorização da diversidade na seleção dos artistas, com uma convocatória que não impõe limite de idade e valoriza a diversidade de gênero, de origem, incluindo expressões contemporâneas de artistas de comunidades tradicionais e artistas do circuito urbano de arte”, explica Andréia De Bernardi, da Akala, proponente do projeto.
Este projeto é patrocinado pela MGS S.A. e realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Serviço
Roda de Conversa “arte contemporânea e imediações: Aos espíritos minerais”, com Luana Vitra
Data: 6/11
Horário: 19h
Local: auditório da Escola Guiguard/UEMG – Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras, BH.
Evento gratuito, sujeito à lotação do espaço.